skip to Main Content
Vinil Billie Eilish

Os melhores discos de vinil da Billie Eilish para ter na coleção!

Billie Eilish é um fenômeno como poucos na história da música. Aos 15 anos, teve a primeira música na parada da Billboard 100, e daí em diante, já emplacou inúmeros hits, fez turnês mundiais e foi premiada com seis prêmios Grammy. 

Graças à enorme qualidade de seu trabalho em tão pouco tempo de carreira, muitos fãs querem garantir seus discos de vinil da Billie Eilish, tanto para ouvir suas músicas favoritas em altíssima qualidade quanto para eternizar os trabalhos da cantora em sua coleção. 

Pensando nisso, elaboramos um guia com todos os lançamentos em vinil (incluindo edições limitadas e especiais) para você comprar e ouvir a hora que quiser. Vamos conferir?

1. Don’t Smile At Me

A estreia de Billie Eilish ocorreu quando ela ainda tinha 14 anos com o lançamento da faixa “Ocean Eyes” no site SoundCloud. Rapidamente, ela chamou a atenção do selo Interscope, que propôs à cantora o lançamento de um primeiro trabalho de estúdio.

Esse projeto tornou-se Don’t Smile at Me. Produzido por seu próprio irmão, o músico Finneas O’Connell, o EP é composto por oito faixas que alternam entre momentos eletrônicos (como a faixa de abertura “COPYCAT”) e orgânicos (“Party Favor”), explorando inclusive a intersecção entre ambos.

As soluções musicais são um grande destaque, justamente por se tratar de um debut: a caixa do beat de “Watch” é feita de um sampler de fósforos sendo riscados; já em “idontwannabeyouanymore”, os graves são utilizados de maneira incrível, trazendo dinâmica e dramaticidade à canção.

É impossível deixar de falar da voz de Billie, que alterna entre um timbre mais encorpado e falsetes bastante afinados. Durante o EP, ela se sente livre para experimentar diferentes características, servindo ao propósito de suas composições. Aliás, boa parte das letras narram dramas juvenis, e foram escritas pela própria cantora.

Para fechar a qualidade do trabalho com chave de ouro, vale ressaltar as decisões artísticas, desde a paleta de cores do álbum ao visual da própria Billie, marca que a acompanha desde então. Um disco excepcional, que colocou-a merecidamente nos holofotes.

Don’t Smile At Me (Vermelho) 

Para os verdadeiros fãs do trabalho de Billie, ainda há a opção de ter Don’t Smile At Me em sua versão vermelha. Trata-se de uma edição limitada e voltada para colecionadores, portanto, garanta a sua!

2. When We All Fall Asleep, Where Do We Go?

É desnecessário dizer o quanto Don’t Smile At Me foi um sucesso. O EP alcançou ótimos resultados nas paradas de sucesso de inúmeros países (incluindo os Estados Unidos) e angariou uma porção de fãs por todo o mundo. Era chegada a hora de gravar um disco completo.

A diferença essencial que When We All Fall Asleep, Where Do We Go? tem do primeiro álbum da cantora é o tom soturno. Mesmo que tivesse momentos tristes, o trabalho anterior ainda era composto de certa atmosfera otimista, o que é completamente diferente nesse disco.

Como fio condutor para isso, o produtor Finneas utiliza beats com baixíssimas frequências. Como estamos falando de discos de vinil da Billie Eilish, vale ressaltar que a experiência de ouvir este LP traz ainda mais corpo ao disco, tornando os graves quase físicos, e não somente sonoros.

Ao lançar When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, Billie Eilish colocou seu nome de vez na história da música. Foto: © Lars Crommelinck Photography/Creative Commons cc-by-2.0.

Antecipando o fenômeno que a cantora se tornaria, muitas das canções que compõem o tracklist são antológicas, feitas para serem cantadas por multidões em grandes festivais, como “bury a friend” e “you should see me in a crown”.

Porém, Billie não deixa de lado seu lado emotivo, como em “i love you” e “when the party is over”, faixas mais acústicas e introspectivas.

Com When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, ela ganhou elogios da crítica, fez uma extensa turnê mundial e ainda faturou cinco prêmios Grammy, consolidando-se como um fenômeno, especialmente entre o público jovem.

When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (Picture)

Para colecionadores, uma das edições mais icônicas é o picture disc. É estampado na parte frontal com a imagem de capa, e na parte traseira com uma imagem de Billie se apresentando em um estágio. Certamente esse item limitado vai abrilhantar sua coleção!

When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (Limited 7 x 7-inch Box)

Que tal ouvir esse disco por meio de uma experiência expandida? A versão (Limited 7 x 7-inch Box) é composta por 7 discos de 7 polegadas, cada um com uma canção no lado A e outra no lado B.

Todos os discos vêm dentro de um box especial e contêm o próprio envelope, estampado com as letras das canções e fotos exclusivas de Billie. Um trabalho incrível e que vai agradar aos maiores fãs. 

Curiosidade: a faixa “my strange addiction” contém falas de personagens da série The Office, programa que a artista é superfã. Confira abaixo um encontro de Billie com Rainn Wilson, ator que interpreta Dwight Schrute.

Bônus: No Time To Die (Picture Disc)

Em 2020, Billie Eilish se juntou a um seleto grupo de artistas como Paul McCartney, Madonna, Shirley Bassey, Duran Duran e Adele a terem suas músicas como tema principal de um filme de 007.

Composta pela cantora e seu irmão Finneas, a canção explora características da sonoridade de Billie, como o tom mais soturno e os falsetes, porém incorporando harmonias orquestradas, que trazem corpo e dramaticidade.

Apesar do filme ainda não ter sido lançado, Billie aproveitou o ótimo resultado da canção e lançou uma edição limitada de picture disc. Além da faixa original, o vinil ainda traz uma versão instrumental.

Além dos álbuns que citamos acima, o novo disco de Billie Eilish está programado para ser lançado ainda em 2021. O primeiro single do novo trabalho é “Therefore I Am”, que entrou nas paradas de sucesso em muitos lugares, garantindo inclusive o segundo lugar na Billboard Hot 100. 

Também em 2021, a estrela teen faturou o Grammy de Gravação do Ano pelo lançamento de “everything i wanted”. Dessa forma, ela juntou-se a U2 e Roberta Flack como os únicos artistas a ganharem essa categoria em dois anos consecutivos.

E aí, já escolheu seu vinil da Billie Eilish? Desde que iniciou a carreira, a cantora mostra a que veio e segue uma sequência impecável de lançamentos, que merecem estar na coleção dos grandes apreciadores de música pop.

E por falar em música, abaixo, separamos outros conteúdos para você que se interessa pelo tema. Fique à vontade para ler e aproveitar!

Foto de capa: © Lars Crommelinck Photography

Atualizado em 2021-05-15 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Bernardo Gasino

Bernardo Gasino

Graduado em Comunicação e Multimeios, consome e estuda música desde pequenininho. É um grande apreciador de filmes coming-of-age e de aventuras culinárias.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top