skip to Main Content
Homem Brincando Com Cachorro

Enriquecimento ambiental para cachorros: dicas e produtos

Não é segredo para ninguém que os pets amam brincar e se divertir. Faz parte do desenvolvimento deles explorar, caçar e se aventurar por aí. E é por isso que o enriquecimento ambiental para cachorros é tão importante: preparar um espaço rico em atividades que estimulam o animal é essencial, já que proporciona novas experiências e aprendizados para ele. 

Os cachorros precisam ser desafiados e viver em ambientes lúdicos repletos de brincadeiras. Dessa forma, mantê-los presos sem nenhuma atividade para o desenvolvimento não é saudável e pode fazer com que o animal fique infeliz e desmotivado. 

Pensando nisso, preparei uma série de dicas e produtos próprios para o enriquecimento ambiental dos pets, em específico dos cachorros. Continue a leitura e saiba mais. 

O que é enriquecimento ambiental?

Apesar de ser popular nos dias de hoje, o enriquecimento ambiental é bastante antigo. Essa técnica foi desenvolvida na década de 70 e tinha como objetivo proporcionar um espaço que se parecesse o mais próximo possível da natureza para os animais. 

Além de criar uma conexão entre ambiente de origem e animal, essa técnica buscava resolver problemas comportamentais e trazer benefícios à saúde dos pets. Dessa forma, com o enriquecimento ambiental aplicado, observou-se uma melhoria na confiança do cachorro, diminuição de medos e ansiedades, redução de agressividade, desenvolvimento dos instintos e muitos outros. 

Assim, o enriquecimento ambiental procura estimular todas as sensações dos cachorros, desde as olfativas até as de alimentação e cognição. No entanto, vale ressaltar que essa técnica não consiste em deixar o pet trancado o dia inteiro em casa apenas com um brinquedo para se divertir. Ele precisa ser estimulado e necessita de atenção – o sistema de desafio-recompensa funciona muito bem nesse caso. 

É preciso que o tutor auxilie o pet no desenvolvimento cognitivo, social e nutricional, entre outros. 

Dessa forma, é preciso que o tutor ajude no desenvolvimento do animal. É responsabilidade dele auxiliar no crescimento do pet e certificar que o cão está feliz e saudável. 

Vantagens do enriquecimento ambiental 

Além de auxiliar no desenvolvimento do animal, o enriquecimento ambiental oferece inúmeras outras vantagens para o cachorro. Assim como os humanos, os pets também ganham peso, ficam ansiosos e precisam ter atividades para aliviar o estresse e se movimentar. Dessa forma, a técnica desenvolvida auxilia no gasto de energia física e mental, fazendo com que o cachorro fique mais relaxado e saudável. 

Outra vantagem do enriquecimento ambiental é conectar o cachorro com os instintos primitivos do animal. Antes de serem um pet domesticado, os cães, descendentes dos lobos, eram bichos selvagens, ou seja, viviam livres na natureza, caçavam e sobreviviam por conta própria. 

Esses instintos não sumiram completamente; dessa forma, trazer desafios para o animal, como fazê-lo buscar a própria comida com os comedouros interativos, é um ótimo estímulo para o pet. 

O desenvolvimento da inteligência, assim como a diminuição do medo e agressividade do pet, também são outros benefícios do enriquecimento ambiental. Os cachorros já são animais bastante astutos, e estimular esse aspecto auxilia o animal a madurar essa característica e executar novos comandos, além de deixá-los mais obedientes e menos violentos. 

Os cachorros são animais bastante inteligentes que podem aprender diversos comandos. 

Para que esses benefícios possam ser alcançados, é preciso ter um bom enriquecimento ambiental. Para isso, alguns produtos são essenciais, principalmente brinquedos e snacks saudáveis para recompensas. 

Colocando o enriquecimento ambiental em prática

Jogos e brinquedos são ótimos produtos para colocar em prática o enriquecimento ambiental dos animais. Além de serem eficientes, fazem com que o pet se desenvolva brincando e sendo feliz. Confira as melhores opções. 

Brinquedo Para Cães Kong Classic

O dispenser de petisco Kong para cães é reconhecido como um dos brinquedos mais indicados por médicos veterinários e comportamentalistas do mundo animal. Recomendado para cachorros de todas as idades e portes, esse produto é produzido com material de alta durabilidade – mas atenção: não é indestrutível – e não abrasivo para os dentes dos pets. 

Com o interior oco para que possa ser recheado, é ideal para o enriquecimento ambiental dos cachorros, que passam horas se divertindo com o brinquedo Kong. Uma dica é colocar ração úmida, petiscos prensados ou frutas amassadas dentro do produto, assim, além de ser lúdico, também é uma forma do pet “batalhar” para conseguir comer, desafiando e estimulando os instintos do cão. 

Apesar de ser feito com borracha natural e atóxica para os animais, o brinquedo Kong não deve ser ingerido e, por isso, requer monitoramento durante o uso. 

Para higienizar o produto, basta lavar com água corrente e detergente neutro. 

Brinquedo Adestrador com Dispenser para Petisco Kong Classic Medium
  • - É o brinquedo numero 1, indicado por veterinários do mundo todo, por seu apelo a incentivar o peludo a se exercitar com muita segurança...

Brinquedo de Borracha Natural Vulcanizada Petsafe

O Twist’n Treat da Petsafe é outro brinquedo que, além de divertir, também alimenta. Essas opções são ótimas para o desenvolvimento cognitivo e para despertar os instintos do cão, já que fazem com que o animal tenha que buscar sua própria refeição. 

Esse brinquedo é produzido em borracha atóxica e libera os petiscos aos poucos, fazendo com que o pet se divirta por várias horas. Com dispositivo inteligente, a vazão do alimento pode ser ajustada para se adequar às habilidades do cão.

Para introduzir esse brinquedo ao animal, primeiro deixe a saída do alimento no máximo, assim, fica mais fácil para ele ser bem-sucedido no desafio. Depois que o pet já se acostumou, vá fechando aos poucos para deixar a brincadeira mais difícil e trabalhosa, estimulando o desenvolvimento físico e mental para o cão.

O Twist’n Treat pode ser preenchido com uma variedade imensa de petiscos ou ração –  sejam elas secas ou úmidas.  

Brinquedo de Borracha Natural Vulcanizada Twist N Treat, Tamanho P Petsafe para Cães, Pequeno, Roxo
  • O Twist'n Treat é um brinquedo de borracha que libera petiscos aos poucos para o seu cão, divertindo seu amigo por várias horas, trazendo...
  • A vazão do alimento pode ser ajustado para se adequar a habilidade do seu cão.
  • Quando seu cão for brincar pela primeira vez com o Twist`n Treat, sugerimos que seja deixado um espaço maior para que a brincadeira fique...

Brinquedo de Borracha Natural Waggle Petsafe

Outra forma de enriquecimento ambiental são os brinquedos que podem ser utilizados como um jogo de pegar. Para se divertir com o cachorro, basta arremessar o produto e incentivar o pet a ir buscar e trazer de volta para você. 

O Waggle da Petsafe é uma ótima opção para cachorros com mordidas mais fortes. De alta durabilidade e meio flexível, é perfeito para ser utilizado por raças de grande porte, melhorando o desenvolvimento físico e mental do animal.

Além disso, o produto conta com duas aberturas laterais com interior de borracha macia. Esses dispositivos se afastam permitindo que o brinquedo se transforme em um dispenser de ração e petiscos, trazendo ainda mais diversão para o cachorro. 

Para deixar a brincadeira ainda mais dificultosa, essas arestas são compostas com o exclusivo Treat Meter, mecanismo que libera a comida aleatoriamente de uma forma desafiadora para o cão.

O produto é feito com borracha natural e não deve ser ingerido. 

Brinquedo de Borracha Natural Vulcanizada WaGGle, Tamanho Médio Petsafe para Cães, Médio, Roxo
  • O Waggle é um brinquedo de alta durabilidade e que suporta os cães com as mais fortes mordidas.
  • Seu meio flexível permite que seja um brinquedo muito interativo, trazendo um desenvolvimento físico e mental.
  • As duas aberturas laterais do Waggle têm em seu interior arrestas de borracha macia que se afastam para permitir que o brinquedo seja...

Chifre Bovino Mordedor 100% Natural Puretoy

Para quem procura um produto mais natural e mastigável, que pode ser oferecido sem supervisão, o chifre bovino Puretoy é uma ótima opção. Além de ser saudável, esse produto também auxilia no controle e prevenção dos tártaros, contribui para a higienização dos dentes e evita o mau hálito dos animais.

Sendo 100% natural, não agride a saúde do pet e, por ser oco, há a opção de recheá-lo para servir como refeição completa. Por ser bastante duro, é de longa duração e satisfaz a necessidade de mastigação do animal. 

O chifre não possui cheiro.

Desconto
Chifre Bovino Mordedor 100% Natural para cães Puretoy
  • O Chifre Bovino Pure Toy é mastigável, natural e de longa duração, completamente digerível. Possui um formato e textura que auxiliam no...

Brinquedo Interativo Trilha Pet Games

Para aqueles que procuram se divertir junto com o animal, o brinquedo interativo é uma ótima opção. Empresa nacional, a Pet Games desenvolve produtos científicos com eficácia comprovada há mais de 20 anos. 

O brinquedo interativo Trilha é um dos mais inovadores objetos de enriquecimento ambiental do mercado. Interativo, inteligente e desafiador, o produto atiça os animais pela busca de alimentos escondidos. 

É perfeito para melhorar o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo e físico do animal, já que estimula a coordenação motora, a concentração, a memória, o raciocínio e a obediência a comandos. Por ser pequeno e prático, não é necessário muito espaço para utilizá-lo.

O objetivo do animal é descobrir onde estão os grãos de ração ou snacks e, para isso, ele precisa remover o copo e os pinos e depois empurrar as placas com a boca, o focinho ou as patas. 

O brinquedo é produzido em MDF e contém um tabuleiro, quatro placas, dois pinos e um copo. 

Comedouro Brinquedo Interativo Pet Games Formato Trilha
  • Comedouro brinquedo
  • Instintivo
  • Material: MDF

Manter o ambiente rico em desafios que estimulem o desenvolvimento do pet é muito importante. São essas atividades que trarão não só benefícios para a cognição do animal, mas também melhoram o bem-estar e a saúde dele. 

Ter um cachorro é se comprometer a brincar e estimular seus instintos, fazendo com que ele se sinta bem e se mantenha saudável. 
Para mais ideias de jogos que ajudam a desenvolver a coordenação motora e cognitiva do seu amigo de quatro patas, confira o vídeo do Opinião Certificadas com cinco brincadeiras para fazer com seu pet em casa! Até a próxima.

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top