skip to Main Content
No Canto Esquerdo, Um Livro Aberto, No Direito, Uma Xícara De Chá E, Abaixo, Três Peras.

Os 10 melhores livros de autoajuda para aprender sobre si

O autoconhecimento é uma das formas mais poderosas para lidar com diversos tipos de situações, das mais simples às mais complicadas. Buscar meios para explorar o caminho que há dentro de si é fundamental. Neste processo, conhecer os melhores livros de autoajuda é uma das possibilidades para continuar crescendo.

Estes títulos são um convite para que você compreenda quem é, lide com os diferentes aspectos da sua personalidade e, acima de tudo, se dê momentos importantes de cuidado e de afeto.

Mais do que palavras bonitas, eles reúnem métodos, dicas, poesias e experiências dos escritores que fizeram com que eles ressignificassem completamente seus laços pessoais – com os outros e consigo.

Esses livros são indicados para todas as pessoas que começaram a jornada para compreenderem melhor sobre si e querem, na literatura, continuar esta exploração. Confira as 10 obras sobre autoajuda que te guiam melhor em seus descobrimentos pessoais.

1. Atenção plena: Mindfulness

Atenção plena é uma obra fundamentada em métodos de pesquisa psicológicos que visam auxiliar pessoas a conseguir lidar melhor com as adversidades do dia a dia por meio de práticas e costumes repetidos e que remetem ao autocuidado.

É um bom livro para pessoas que estão lidando com estresse, ansiedade, infelicidade e até exaustão, já que as atividades propostas levam o leitor a desacelerar e olhar um pouco mais para si.

A obra acompanha um CD com diferentes meditações guardadas que podem te ajudar a controlar seu corpo e sua mente ainda mais. É um sucesso, com mais de 300 mil exemplares vendidos ao redor do mundo.

Para quem busca um título que propõe atividades que te ajudarão a se entender e amar mais, Atenção plena é uma ótima pedida.

Título: Atenção plena: Mindfulness
Autoras: Danny Penman e Mark Williams
Editora: Sextante
Páginas: 208
Classificação no Skoob: 4,1/5 
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

2. O milagre da manhã

Esse livro extremamente popular é baseado em métodos e práticas que podem ser desenvolvidas pelos leitores com um elo em comum: todas devem ser feitas antes das 8 horas da manhã!

Pode até parecer um pecado acordar tão cedo, mas a proposta é justamente demonstrar os inúmeros benefícios em não despertar muito após o nascer o do sol. As propostas levantadas no livro prometem auxiliar o leitor a encontrar um novo nível de relacionamento consigo mesmo e com diferentes meios de sua vida, como o profissional.

Basicamente, são descritas 30 atividades para serem feitas uma em cada dia do mês. Assim, o leitor treina a disciplina, a clareza e o desenvolvimento pessoal. Para quem não dispensa pôr a mão na massa, é um ótimo livro para aprender sobre si de forma dinâmica.

Título: O milagre da manhã
Autor: Hal Erold
Editora: BestSeller
Páginas: 196
Classificação no Skoob: 4,0/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

3. Depois do fim

O escritor contemporâneo Daniel Bovolento reúne, neste livro, crônicas desenvolvidas com bases em partes de músicas conhecidas mundialmente, todas conectadas pela despedida. 

Pode parecer triste, no entanto, são diversos escritos que descrevem todo o processo de um término até a reconstrução. A obra acaba se tornando, portanto, um lembrete de como as pessoas conseguem superar adversidades e encontrar a luz necessária para continuar suas vidas após se despedirem de alguém.

Ao total, são 50 crônicas que dialogam com as diferentes formas de encarar um término e, acima de tudo, que descrevem como o recomeço existe de formas bonitas, graduais, poéticas e libertadoras.

É, sem dúvidas, uma forma respeitosa de entender como uma despedida não significa o fim de uma história, mas, sim, o começo de inúmeras outras.

Título: Depois do fim
Autor: Daniel Bovolento
Editora: Outro Planeta
Páginas: 224
Classificação no Skoob: 4,0/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

4. Para todas as pessoas intensas

Já sentiu que, em você, os sentimentos vêm com mais intensidade do que nas outras pessoas? Se sim, não se preocupe! Esse é só mais um traço da personalidade gigantesca e plural que te constitui como ser humano.

Para te ajudar a compreender melhor este lado, Para todas as pessoas intensas é uma coletânea de textos poéticos interligados pela intensidade emocional. Uma recordação em forma de literatura de que está tudo bem sentir tudo à flor da pele.

Afinal, muitas vezes, a intensidade – por mais dolorosa que possa parecer – é também aquele traço que te torna tão especial para determinadas pessoas. Este livro é, portanto, a demonstração de que você, sujeito intenso, não está sozinho.

É um livro de poesias contemporâneas que vai encontrar um espaço especial na sua estante e no seu coração. Ele ainda conta com ilustrações maravilhosas para tornar a leitura mais especial.

Título: Para todas as pessoas intensas
Autor: Iandê Albuquerque
Editora: Outro Planeta
Páginas: 253
Classificação no Skoob: 4,0/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

5. Pra você que teve um dia ruim

Uma certeza que nós temos: dias ruins existem na vida de toda e qualquer pessoa. E, se você acreditava até então que passaria por eles sozinho, pode começar a mudar de mentalidade.

Pra você que teve um dia ruim é uma espécie de abraço literário, um pedacinho de afeto feito de linhas e de palavras para te ajudar a se acalmar e acreditar no futuro e no clichê de que “amanhã é outro dia”.

É um livro honesto e que demonstra como a escalada para sair dos momentos ruins pode ser dura, mas que é, também, gradual. Feita de passo seguido de passo, afinal, você já superou todas as dores antes, e irá continuar superando-as.

Mais do que a verdade em doses homeopáticas e bem escritas, a obra também reúne algumas dicas do que pode ser feito para continuar e encontrar luz pela ótica do eu-lírico, como uma faxina no armário que se torna uma arrumação da vida toda.

Indicado para todas as pessoas que precisam se lembrar de que o crescimento é um processo que necessita calma e cuidado individual.

Título: Pra você que teve um dia ruim
Autor: Victor Fernandes
Editora: Outro Planeta
Páginas: 192
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

6. Aonde quer que você vá, é você que está lá

Assim como Atenção plena, essa é uma obra sobre mindfulness e técnicas práticas para lidar com diferentes situações. O foco deste, no caso, está em atividades de presentificação que auxiliam as pessoas a se lembrarem de que são as maiores presenças de suas vidas.

O livro é um sucesso tão grande que já vendeu mais de um milhão de exemplares ao redor do mundo, com aprendizados que envolvem o poder do agora, o senso de tranquilidade além dos estresses, a força da meditação e como encontrar sua forma de relaxamento própria.

Além de formas práticas, a obra também reúne histórias ilustrativas para leitores que precisam compreender como o processo funciona antes de aplicá-lo. Logo, é um título completo e muito indicado para aliviar o estresse e controlar o corpo com respeito.

Título: Aonde quer que você vá, é você que está lá
Autor: Jon Kabat-Zinn
Editora: Sextante
Páginas: 274
Classificação no Skoob: 4,8/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

7. Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar

Para quem busca um livro bem-humorado e que fala sobre temas psicológicos, como ansiedade, depressão, vida adulta e – por que não?! – boletos. A escritora já afirma, nas primeiras páginas do livro, que não há fórmula mágica por trás da sua literatura.

Na realidade, é ela narrando com humor sua maneira de lidar com diferentes tópicos da vida de formas muito diversas: às vezes, com muita maturidade e terapia; outras, com maratonas de séries na Netflix.

As ilustrações do livro auxiliam na transmissão da mensagem e na construção de uma narrativa pessoal, porém extremamente compartilhada e que te ajudará a olhar para as experiências difíceis sem a obrigação de saber como passar por elas.
Mais do que ensinamentos e dicas de como ficar bem no meio das dificuldades, esse livro é um lembrete de uma frase não tão simples, às vezes, mas muito poderosa: você consegue!

Título: Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar
Autora: Beth Evans
Editora: Galera
Páginas: 192
Classificação no Skoob: 4,1/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

8. As coisas que você só vê quando desacelera

Viver no século 21 significa estar em uma corrida constante na qual, muitas vezes, nem se sabe o destino. As coisas que você só vê quando desacelera demonstra isso com clareza, didática e cuidado.

Escrito por um mestre zen-budista, esse livro reúne ilustrações e lições importantes sobre relacionamentos, trabalho, metas e espiritualidade. Com técnicas de atenção plena, a obra dialoga com o fato de que a forma como enxergamos o mundo é um reflexo de como nossa mente funciona.

É uma das formas de compreender o poder dos pensamentos no cotidiano e, também, de aprender a valorizar o que está à nossa volta.

Título: As coisas que você só vê quando desacelera
Autor: Haemin Sunim
Editora: Sextante
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 4,1/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

9. O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser sua própria pessoa

Escrito pela criadora e produtora de Grey’s Anatomy, uma das séries mais aclamadas dos últimos anos, O ano em que disse sim é um livro pessoal e que narra uma das experiências de Shonda Rhimes.

Com criações cinematográficas repletas de mulheres fortes, Shonda sempre foi bastante reclusa e introspectiva. Eis que em um jantar de Ação de Graças, após recusar mais um convite, a irmã da produtora diz que ela sempre diz não para tudo.

A partir deste episódio, Shonda se promete dizer “sim” para tudo que lhe daria medo pelo período de um ano. Essa experiência transformou sua vida, fazendo-a confrontar e entender diversas partes de sua personalidade, e originou essa obra.

O ano em que disse sim é uma homenagem ao amor-próprio e à autoanálise, tão necessária para nos entendermos como seres humanos.

Título: O ano em que disse sim – Como dançar, ficar ao sol e ser sua própria pessoa
Autora: Shonda Rhimes
Editora: BestSeller
Páginas: 256
Classificação no Skoob: 4,3/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

10. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós

Um livro que fala sobre a importância da terapia e demonstra, de forma prática, como precisamos conversar com alguém que pode nos auxiliar no processo de entendimento do mundo.

Talvez você deva conversar com alguém é a história real de uma terapeuta que, em determinado momento, decide procurar um psicólogo. É uma obra que demonstra a universalidade dos nossos pensamentos e nos faz refletir sobre como pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas de coragem.

É, sem dúvidas, um título que qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor deve ler para compreender a vulnerabilidade e a beleza dela.

Título: Talvez você deva conversar com alguém – Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós
Autora: Lori Gottlieb
Editora: Vestígio
Páginas: 448
Classificação no Skoob: 4,4/5
Adicione ao Skoob

Imagem: Amazon/Reprodução

A prática do autoconhecimento é uma tarefa que leva tempo, trabalho e cuidado. Um processo gradual de uma jornada que não termina, e que, quando bem orientada, pode ser muito gratificante.

Contar com os melhores livros de autoajuda ajuda você a se entender e te mune de materiais que de fato são úteis para a evolução pessoal, capazes de te auxiliar a sentir afeto e sem promessas de fórmulas infalíveis.

Se você conhece alguma obra que já te auxiliou a se conhecer e a se amar mais, independentemente dela ser autoajuda, compartilha com a gente o título nos comentários e ajude outras pessoas a se olharem com mais carinho. E, se você conhece alguém que precisa de uma ajuda, envie esse texto e indique a obra que mais gostou!

victor matheus

victor matheus

pesquisador de literatura com ênfase em arte moderna e contemporânea. usa da língua e da linguagem para entender os seus desdobramentos na sociedade. sonha em ser amigo do adorno, mas nasceu tarde demais.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top