skip to Main Content

Pastas de dentes para cachorros: conheça 9 modelos

A higiene bucal dos pets é tão importante quanto a física. Além de eliminar o mau hálito, ter uma rotina de escovação evita tártaros, placas bacterianas e calcificações que podem se tornar problemas de saúde no animal, como doenças no estômago e até no coração. Por isso, ter escova e pasta de dentes para cachorros é essencial para os tutores de cães.

Se seu pet não se acostuma com essa rotina ou não gosta de escovar os dentes, separamos algumas dicas e modelos de pasta para tornar esse hábito o mais tranquilo e confortável possível, para você e para o animal. 

Boa leitura!

Por que escovar os dentes dos cachorros?

Assim como nós humanos, os cachorros também precisam ter hábitos de higiene para evitar complicações e problemas de saúde. A escovação dos dentes com pasta específica para animais é importante, pois previne doenças graves, como inflamações e infecções. 

Além disso, em casos extremos, pela movimentação da mastigação, as bactérias presentes nos dentes infeccionados podem entrar na corrente sanguínea do animal e chegar a outros órgãos do corpo dele. 

Doenças como endocardite, problemas no pulmão, estômago, articulações e até osteoporose podem ser ocasionadas devido à falta de escovação dos dentes dos cachorros.

Por isso, não negligencie a saúde bucal do seu amigo de quatro patas. 

A rotina de escovação

Ao contrário do que muita gente acredita, os cachorros precisam ter os dentes escovados todos os dias. De acordo com a Academia Americana de Medicina Veterinária, a higienização bucal dos animais precisa ser diária para ter eficácia. Esse ato ajuda a prevenir e remover as placas dentárias e tártaros. 

É necessário seguir os passos da pasta de dente canina e usar uma escova específica para os animais. Para donos de cachorros de pequeno porte, é necessário tomar muito cuidado no ato da escovação, pois a área é muito reduzida, o que pode dificultar na remoção da placa e na movimentação mecânica do processo. 

Como realizar a escovação

A escovação precisa ser realizada com produtos específicos para animais – escova e pasta de dentes. Procure lugares tranquilos e escolha um período em que o cachorro está relaxado para fazer a higienização bucal.

Depois, aplique a pasta na escova e, com movimentos leves e precisos, passe em todos os dentes, gengiva e céu da boca. Novamente, lembramos que é necessário ler as instruções de uso dos produtos para a máxima eficiência. 

Confira o vídeo do canal Tudo Sobre Cachorros e saiba como fazer a escovação de maneira correta.

Dicas para realizar a escovação

Algumas dicas podem te ajudar no processo de adaptação à escovação. Recomendamos que comece essa rotina com o cachorro ainda filhote, isso facilita a recepção do pet para esse hábito. 

Caso o cachorro já esteja adulto, vá com calma e paciência e não apresse a adaptação dele a essa rotina. Escolha lugares calmos e vá aos poucos escovando os dentes. Não force nada no pet, isso pode traumatizá-lo e gerar uma péssima experiência para você e para ele.

Enquanto estiver escovando, elogie o cachorro e faça carinho, deixe-o se sentir confortável nessa situação e, depois que terminar, o recompense com petiscos que ajudam a manter a saúde bucal por mais tempo. 

  • Dica de mãe de pet: você pode utilizar a escova de dentes como brinquedo para o cachorro. Jogue ela para seu amigo de quatro patas pegar e faça seu animal pensar que ela é algo divertido. Vai facilitar muito a escovação e ele vai entender o ato como uma brincadeira. 

9 pastas de dentes que seu cachorro vai adorar

As pastas de dentes podem ser o produto mais desafiador de introduzir na higienização bucal do seu pet. Porém há alguns modelos com sabores especiais que podem facilitar a escovação. Confira. 

1. Creme Dental Chocolate Catdog

O creme dental da Catdog é desenvolvido especialmente para cães e gatos e oferece um bom resultado em relação ao alívio do mau hálito e na prevenção de placas bacterianas. 

Além disso, essa pasta deixa os dentes mais brancos e a boca do pet supersaudável. Por ser composta apenas de carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio, pode ser ingerida pelos animais, não tendo necessidade de enxágue. 

Marca:Catdog
Sabor:Chocolate
Composição:Carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio
Porte:Todos

2. Pasta Sem Sabor Cet

A pasta dental Cet é para uso exclusivo de cães e gatos. Utilizando o produto diariamente é possível prevenir a formação da placa bacteriana, do tártaro e das doenças periodontais. Além de evitar o maus hálito, mantém os dentes dos pets mais saudáveis.

Após o uso do produto, não é necessário enxaguar a boca do animal. 

A pasta de dentes acompanha uma escova de cabo longo com dois tamanhos de cerdas para alcançar todos os cantinhos da boca do animal. 

É excelente em custo-benefício.

Marca:Virbac
Sabor:
Composição:Glicose oxidase, lactoperoxidase, sorbitol, benzoato de sódio, tiocianato de potássio, sílica hidratada, glicerina, goma xantina, dextrose flavorizante, água purificada, fosfato bicálcico anidro, monofluorfosfato de sódio, dióxido de titânio
Porte:Todos

3. Creme Dental Tutti Frutti Catdog

O mesmo creme dental da Catdog anterior, mas com sabor de tutti frutti para cães que preferem um gosto frutado na hora de escovar os dentes.  

Não precisa de enxágue.

Marca:Catdog
Sabor:Tutti frutti
Composição:Carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio
Porte:Todos

4. Gel Dental Pet Sem Sabor Fofuchos

O gel dental da Fofuchos foi especialmente pensado para controle de tártaro. É uma ótima opção custo-benefício, porque também acompanha a escova de dentes e mantém a boca do seu cachorro saudável. 

É produzido com extratos de menta, equinácea, gengibre e mirra; dessa forma, é de origem natural e não possui corantes artificiais. 

Não é necessário enxágue.

Marca:Catdog
Sabor:
Composição:Sorbitol, propilenoglicol, colágeno hidrolisado, hexametafosfato de sódio, clorexidina e flavorizante.
Porte:Todos

5. Creme Dental Plast de Menta Pet Care 

O creme dental plast da Pet Care possui compostos que deixam os dentes dos cães e gatos mais brancos, além de limpos, saudáveis e com bom hálito. 

Com a escovação diária, a pasta inibe o acúmulo de placa bacteriana e ajuda a prevenir a formação de tártaro devido ao seu alto poder de limpeza e abrasão. 

Não precisa de enxágue.

Marca:Pet Care
Sabor:Menta
Composição:
Porte:Todos

6. Creme Dental Plast de Tutti Frutti Pet Care

Mesmo creme dental plast da Pet Care, porém de sabor diferente, para os cães que preferem os mais doces, em vez de menta. 

Deixa os dentes dos cães e gatos mais brancos, limpos, saudáveis e a boca com bom hálito. 

Não precisa de enxágue.

Marca:Pet Care
Sabor:Tutti frutti
Composição:
Porte:Todos

7. Creme Dental Sabor Bife Handfly 

O creme dental da Handfly é ótimo em custo-benefício, já que acompanha uma escova de dentes de cabo longo e outra para dedo. 

Possui um aroma fresco e auxilia na diminuição do mau hálito. Além disso, remove o tártaro, clareia os dentes e previne o envelhecimento da saúde bucal. 

A escova de dentes possui um cabo que é ergonomicamente projetado e fácil de usar.

Marca:Handfly
Sabor:Bife
Composição:
Porte:Todos

8. Creme Dental Cães e Gatos Sem Sabor Mundo Animal

O creme dental Good Care do Mundo Animal tem fórmula específica para cães e gatos e auxilia na higienização bucal dos pets. 

Com compostos próprios para os animais, a pasta de dentes reduz o tártaro e mau hálito. 

Não precisa de enxágue. 

Marca:Mundo animal
Sabor:
Composição:Hexametafosfato de Sódio
Porte:Todos

9. Creme Dental Sabor Menta Mais Dog

O creme dental Mais Dog funciona com a textura de um gel e possui um sabor bem suave de menta, apenas para aromatizar a boca do pet. 

Auxiliando na prevenção de tártaros e placas bacterianas, essa pasta de dentes promove uma saúde bucal completa e bastante eficaz. 

Não precisa de enxágue. 

Marca:Mais Dog
Sabor:Menta
Composição:Timol, menthol, chá verde e hexametafosfato de sódio
Porte:Todos

As pastas de dentes para cachorros são itens essenciais para manter a saúde bucal do pet. Realizar a escovação é um ato de amor e cuidado com seu melhor amigo de quatro patas. 

Para saber mais sobre a qualidade de vida e bem-estar do seu cãozinho, confira o post cachorro saudável: um miniguia de tudo o que você precisa saber. Para os tutores de gatos, o indicado é o como cuidar de gatos: o guia definitivo para o bem-estar do seu felino.

Atualizado em 2021-10-23 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top