skip to Main Content
Cachorro No Banco De Trás Do Carro Com Cinto De Segurança

Você sabia que há cinto de segurança para cães? Veja opções

Não é segredo para ninguém que os cachorros amam passear. Desde dar uma volta na esquina ou até mesmo embarcar em grandes aventuras, é só pegar a coleira que eles já ficam superfelizes, pois isso é sinônimo de diversão. No entanto, para manter o animal protegido em viagens muito longas, o cinto de segurança para cães é essencial!

Você sabia que esse acessório existe? Pois é, alguns tutores não sabem o quão importante ele é, nem para que serve, e alguns ficam confusos até na hora de usar. Pensando nisso, separamos um conteúdo completo para sanar todas as suas dúvidas e sugerimos alguns modelos para você investir. 

Boa leitura!

O que é um cinto de segurança para cães?

Assim como o de humanos, o cinto de segurança para cães é um item essencial para se ter dentro do veículo automotivo. Independentemente do porte do animal, é imprescindível que ele seja transportado apenas com esse produto, deixando de lado os dias em que o cachorro podia ficar com a cabeça para fora do carro. 

O cinto é importante porque protege o animal de colisões e freadas bruscas. Impedindo que o pet se movimente dentro do veículo, esse acessório mantém a segurança do cachorro e do condutor, pois evita que o tutor se distraia com ele e cause qualquer acidente. 

Geralmente, os cintos de segurança para cães são acoplados à guia peitoral do animal e na base do carro. É importante ressaltar que nunca é recomendado colocar esse acessório em enforcadores ou coleiras de pescoço, pois em freadas bruscas ou acidentes o cachorro pode ser estrangulado. 

No entanto, você também pode encontrar acessórios estilo cadeirinha, bem como os que já têm uma base acoplada a eles. 

Está na lei brasileira!

Além de ser importante para manter todos dentro do veículo seguros, o cinto de segurança para cachorros também é obrigatório por lei. De acordo com os Art. 235 e Art. 252 do Código Brasileiro de Trânsito, é considerado infração média transportar animais soltos ou nos braços e pernas. 

Art. 252. Dirigir o veículo:

I – com o braço do lado de fora;

II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

III – com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa”

Fonte: https://www.ctbdigital.com.br/artigo/art252 

Além disso, também há multa para quem conduzir os cachorros na parte externa do carro, como as caçambas e janelas. Dessa forma, o cinto de segurança é primordial para a proteção de todos envolvidos na situação, bem como para evitar penalidades mais severas perante a lei.

Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para transbordo”

Fonte: https://www.ctbdigital.com.br/artigo/art235 

Como funciona?

Existem diversos tipos de segurança e cada um funciona à sua maneira. Os estilo cadeirinha são bem simples de utilizar e podem ser acoplados à base do carro. 

Já aqueles que têm o peitoral incluso são mais complicados. Confira como colocar o acessório de forma correta no vídeo abaixo. 

É importante escolher o modelo que mais se adequa ao estilo do seu cão, por isso, vale a pena testar qual seu amigo de quatro patas mais gosta. 

Modelos para testar

Como afirmamos anteriormente, existem diversos modelos de cinto de segurança para cães. Desde cadeirinhas a peitorais e adaptadores, o importante é seu cachorro ficar confortável e você se sentir protegido. 

Separamos alguns estilos para você testar.

Cinto de Segurança Chalesco

Esse cinto de segurança da Chalesco funciona como um adaptador que é passado no peitoral do seu animal e depois acoplado à base do carro. Com extensor de fivela universal, se encaixa em qualquer veículo com máxima segurança, eficiência e praticidade. 

Produzido com nylon, é durável e tem aparência ergonômica. Estende até 70 cm e é muito fácil de usar. 

Modelo:Adaptador
Tamanho:Até 70 cm
Tipo de cães:Todos

Cinto de Segurança Veicular Petsafe

Já o cinto de segurança da Petsafe é um peitoral próprio para o transporte veicular do animal. Produzido com um nylon super-resistente e de fivelas em aço, seu cachorro ficará bem preso e bastante protegido. 

O tamanho é ajustável e vem em quatro variações, para poder se adaptar a qualquer pet. 

Modelo:Peitoral
Tamanho:M, G e GG
Tipo de cães:Todos

Cinto de Segurança Veicular Baoblaze Canil 

Outro modelo de cinto de segurança para cachorros é o estilo cadeirinha. Podendo também servir para gatos, esse acessório protege os bancos do carro de eventuais sujeiras que o pet possa fazer, como espalhar pelos e saliva. 

O cinto Baoblaze é produzido em tecido Oxford grosso e malha de PVC, isso faz com que o seu animal de estimação fique seco e confortável e o acessório não derrape no carro. É bastante confortável, fácil de usar e também de limpar. 

Modelo:Cadeirinha
Tamanho:40 cm x 35 cm x 25 cm
Tipo de cães:Pequeno e médio porte

Cinto de Segurança Ajustável Pet Collar

O cinto de segurança Pet Collar é outro adaptador, mas que, em vez de ser acoplado à base do carro, é para ser colocado no encosto da cabeça do banco do veículo.

O acessório é feito com um material bastante resistente para ser durável e para oferecer uma maior proteção. O kit vem com dois cintos e também pode ser utilizado para passeios a pé. 

Modelo:Adaptador
Tamanho:80 cm x 3 cm x 1 cm
Tipo de cães:Todos

Cinto de Segurança Peitoral K9 Spirit

Os cintos de segurança K9 Spirit são estilo peitoral e de modelo universal e se adaptam a qualquer modelo veicular. Está de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, pois é acoplado diretamente à base do carro, fazendo com que o cachorro não fique solto, e oferece proteção para o seu animal e para você. 

É composto por fitas de poliéster, fechos em nylon, ferragem cromada e tecido em neoprene. É durável e confortável. 

Modelo:Adaptador
Tamanho:P, M e G
Tipo de cães:Todos

O cinto de segurança é um acessório primordial aos tutores e precisa fazer parte dos 10 itens que não podem faltar no enxoval para cachorros

Antes de você ir, não se esqueça de comentar para gente se você já sabia da existência do cinto de segurança para cachorros e, se sim, qual seu modelo preferido! Até mais.

Atualizado em 2021-04-11 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda

Fernanda

Uma comunicóloga bookaholic de carteirinha. Autora de Os gritos dos e mestranda em escrita criativa. Posso ser considerada expert amadora em The Sims. Sou apaixonada pelas minhas cachorras e família. Sempre com um livro do meu lado, a Pepper e uma xícara de chá bem quente na mão.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top