Se você está percorrendo os primeiros quilômetros e passou a se interessar por roupas de corrida feminina, chegou ao conteúdo certo! Vamos te mostrar quais são as peças básicas para as mulheres que estão começando no esporte e te ensinar como escolher produtos voltados para as necessidades das corredoras.
Confira a seleção!
Camiseta de corrida
Além das camisetas de provas (que adoramos usar nos treinos), é legal ter unidades extras, vendidas em lojas e sites especializados, para variar as opções. Também é uma forma de ajudar a encontrar o modelo que veste bem e o tecido que você prefere.
Ao escolher, dê preferência para camisetas leves, que deem liberdade de movimentos e que sejam de tecido próprio para o esporte. Embora o algodão seja um material que absorve a umidade da pele, ele não consegue eliminar o suor da superfície. Resultado? A camiseta fica encharcada! Os tecidos tecnológicos e de poliamida são os melhores para T-shirts e regatas de corrida porque secam rapidamente e não acumulam a transpiração.
Outro detalhe importante diz respeito à segurança de quem corre à noite. É indicado que a peça tenha detalhes refletivos nas costas e na parte da frente para que você seja notada por veículos vindos de todas as direções.
Para corridas sob muito sol, experimente usar uma camiseta de manga comprida leve e com proteção UV para se defender da exposição solar.
Top esportivo
Top para corrida precisa ter de média a alta sustentação, ser confeccionado em tecido compressor, ter bojo (removível ou fixo) e ser confortável. Enquanto os modelos com ajustes nas costas se encaixam melhor no corpo, o decote nadador costuma funcionar bem para a maioria das corredoras.
Existem algumas observações na hora da compra, e a primeira delas é que a peça não pode provocar tensão extra no pescoço e nos ombros. Outro detalhe é que tops de alta sustentação devem ter alças largas, pois só assim vão entregar suporte completo para treinos e provas.
Shorts e bermudas
Você vai encontrar dois modelos de shorts e bermudas: os que são justos ao corpo e os folgadinhos. Aqui, não tem certo ou errado, melhor ou pior, vai do que você se adaptar.
Shorts e bermudas justos ao corpo possuem elastano e costumam ter certo grau de compressão, o que é ótimo para ajudar a reduzir a fadiga e a vibração muscular. Algumas pessoas, depois de experimentarem as peças com compressão, não querem saber de outra coisa! Aí vai uma dica: escolha uma peça com cintura alta e barras de aderência na coxa para a bermuda não subir.
Outra possibilidade são os shorts mais folgados na perna, geralmente fabricados em tecido leve, macio e respirável. Alguns contam com calção interno, para maior conforto, e outros têm uma bermuda de compressão acoplada.
Para qualquer um dos modelos, prefira o que tenha bolsos para que você possa carregar chaves, gel, celular e até garrafinha de água.
Calça
Corrida no frio? Usar calça, e não shorts, vai te dar o conforto térmico necessário para o período de exposição ao ar gelado. Além disso, peças de qualidade e com tecido respirável vão manter a pele seca durante todo o exercício e equilibrar a temperatura do corpo.
Na hora de comprar, observe se o modelo tem recortes para melhorar a circulação de ar e a respirabilidade, como são e onde estão as costuras internas (esse detalhe vai te salvar de irritações na pele) e se há compartimentos para guardar chaves, celular, gel e pequenos acessórios.
Jaqueta e corta-vento
Para se manter aquecida nos dias frios e protegida do vento, saia para correr com uma jaqueta ou um corta-vento. Essas peças são importantes especialmente se você se exercita pela manhã e à noite.
O corta-vento é uma peça leve e ótima para correr quando as temperaturas estão amenas e há vento. Ao escolher, prefira um modelo que tenha áreas respiráveis e seja compacto para que possa ser dobrado e guardado no próprio bolso, caso você sinta calor no percurso.
Para dias bem frios, a melhor escolha é uma jaqueta mais quentinha, mas também arejada, para manter o corpo aquecido e seco. E não esqueça: se for correr sob baixa visibilidade, procure uma peça com detalhes refletivos na frente, nas mangas e nas costas para sua segurança.
Acessórios para corrida
Existem muitas opções de acessórios para utilizar na corrida, mas aqui vamos falar dos que realmente são importantes para você que está completando os primeiros quilômetros.
O primeiro deles: uma pochete para transportar celular, chave, gel e pequenos objetos. Os cintos são finos, discretos, praticamente não fazem volume e nem incomodam durante o exercício. Valem muito a pena!
Outro acessório ótimo para ser utilizado no verão é a viseira, para proteger os olhos e a pele da exposição ao sol. Alguns modelos têm, inclusive, um tecido atoalhado na parte que fica em contato com a testa para evitar que o suor atinja os olhos.
Se você estiver preocupada com a hidratação nos treinos, existem duas opções de acessórios: o cinto ou o colete. O cinto acomoda uma ou mais garrafas de água e tem bolsos para pequenos objetos. Existe um porém: algumas opções balançam enquanto você se movimenta, portanto, a recomendação é investir em um produto de excelente qualidade e com ajuste perfeito.
A segunda opção é o colete ou a mochila de hidratação. Apesar de ser um acessório visto com mais frequência em corridas de trilha, alguns corredores de asfalto passaram a utilizá-lo para treinos durante a pandemia, uma vez que o suporte das assessorias foi suspenso.
A dica é escolher um acessório leve, com vários ajustes e compartimentos para alimentos, água e pequenos objetos.
Salve este conteúdo nos favoritos para consultá-lo sempre que tiver dúvidas ao comprar roupas para corrida! Acesse a categoria completa de artigos para corredoras na Decathlon, clicando no banner abaixo!