skip to Main Content
Mulher Correndo Em Um Parque Vestindo Roupas De Corrida Feminina, Com Fone E Braçadeira Para Celular

Roupas de corrida feminina: o que você precisa para começar?

Se você está percorrendo os primeiros quilômetros e passou a se interessar por roupas de corrida feminina, chegou ao conteúdo certo! Vamos te mostrar quais são as peças básicas para as mulheres que estão começando no esporte e te ensinar como escolher produtos voltados para as necessidades das corredoras. 

Confira a seleção!

Camiseta de corrida

Além das camisetas de provas (que adoramos usar nos treinos), é legal ter unidades extras, vendidas em lojas e sites especializados, para variar as opções. Também é uma forma de ajudar a encontrar o modelo que veste bem e o tecido que você prefere. 

Ao escolher, dê preferência para camisetas leves, que deem liberdade de movimentos e que sejam de tecido próprio para o esporte. Embora o algodão seja um material que absorve a umidade da pele, ele não consegue eliminar o suor da superfície. Resultado? A camiseta fica encharcada! Os tecidos tecnológicos e de poliamida são os melhores para T-shirts e regatas de corrida porque secam rapidamente e não acumulam a transpiração.

Outro detalhe importante diz respeito à segurança de quem corre à noite. É indicado que a peça tenha detalhes refletivos nas costas e na parte da frente para que você seja notada por veículos vindos de todas as direções.

Para corridas sob muito sol, experimente usar uma camiseta de manga comprida leve e com proteção UV para se defender da exposição solar. 

Conferir na Decathlon

mulher correndo perto de um rio com roupas de corrida feminina, com camiseta azul claro, legging azul escuro e boné branco
Camiseta de corrida deve ser leve, confortável e ter boa eliminação do suor. Foto: Kalenji/Divulgação

Top esportivo

Top para corrida precisa ter de média a alta sustentação, ser confeccionado em tecido compressor, ter bojo (removível ou fixo) e ser confortável. Enquanto os modelos com ajustes nas costas se encaixam melhor no corpo, o decote nadador costuma funcionar bem para a maioria das corredoras. 

Existem algumas observações na hora da compra, e a primeira delas é que a peça não pode provocar tensão extra no pescoço e nos ombros. Outro detalhe é que tops de alta sustentação devem ter alças largas, pois só assim vão entregar suporte completo para treinos e provas. 

Conferir na Decathlon

Shorts e bermudas

Você vai encontrar dois modelos de shorts e bermudas: os que são justos ao corpo e os folgadinhos. Aqui, não tem certo ou errado, melhor ou pior, vai do que você se adaptar. 

Shorts e bermudas justos ao corpo possuem elastano e costumam ter certo grau de compressão, o que é ótimo para ajudar a reduzir a fadiga e a vibração muscular. Algumas pessoas, depois de experimentarem as peças com compressão, não querem saber de outra coisa! Aí vai uma dica: escolha uma peça com cintura alta e barras de aderência na coxa para a bermuda não subir.

Outra possibilidade são os shorts mais folgados na perna, geralmente fabricados em tecido leve, macio e respirável. Alguns contam com calção interno, para maior conforto, e outros têm uma bermuda de compressão acoplada.

Para qualquer um dos modelos, prefira o que tenha bolsos para que você possa carregar chaves, gel, celular e até garrafinha de água. 

Conferir na Decathlon

mulher correndo em uma ponte e vestindo roupas de corrida feminina, com camiseta preta e short preto
Short duplo para corrida. Foto: Kalenji/Divulgação

Calça

Corrida no frio? Usar calça, e não shorts, vai te dar o conforto térmico necessário para o período de exposição ao ar gelado. Além disso, peças de qualidade e com tecido respirável vão manter a pele seca durante todo o exercício e equilibrar a temperatura do corpo.

Na hora de comprar, observe se o modelo tem recortes para melhorar a circulação de ar e a respirabilidade, como são e onde estão as costuras internas (esse detalhe vai te salvar de irritações na pele) e se há compartimentos para guardar chaves, celular, gel e pequenos acessórios. 

Conferir na Decathlon

Jaqueta e corta-vento

Para se manter aquecida nos dias frios e protegida do vento, saia para correr com uma jaqueta ou um corta-vento. Essas peças são importantes especialmente se você se exercita pela manhã e à noite. 

O corta-vento é uma peça leve e ótima para correr quando as temperaturas estão amenas e há vento. Ao escolher, prefira um modelo que tenha áreas respiráveis e seja compacto para que possa ser dobrado e guardado no próprio bolso, caso você sinta calor no percurso.  

Para dias bem frios, a melhor escolha é uma jaqueta mais quentinha, mas também arejada, para manter o corpo aquecido e seco. E não esqueça: se for correr sob baixa visibilidade, procure uma peça com detalhes refletivos na frente, nas mangas e nas costas para sua segurança.

Conferir na Decathlon

duas mulheres correndo em um parque usando roupas de corrida feminina, com calça, jaqueta e camiseta de manga longa
Jaqueta para corrida: tecido que aquece e mantém o corpo seco. Foto: Kalenji/Divulgação

Acessórios para corrida

Existem muitas opções de acessórios para utilizar na corrida, mas aqui vamos falar dos que realmente são importantes para você que está completando os primeiros quilômetros. 

O primeiro deles: uma pochete para transportar celular, chave, gel e pequenos objetos. Os cintos são finos, discretos, praticamente não fazem volume e nem incomodam durante o exercício. Valem muito a pena!

Outro acessório ótimo para ser utilizado no verão é a viseira, para proteger os olhos e a pele da exposição ao sol. Alguns modelos têm, inclusive, um tecido atoalhado na parte que fica em contato com a testa para evitar que o suor atinja os olhos.  

Se você estiver preocupada com a hidratação nos treinos, existem duas opções de acessórios: o cinto ou o colete. O cinto acomoda uma ou mais garrafas de água e tem bolsos para pequenos objetos. Existe um porém: algumas opções balançam enquanto você se movimenta, portanto, a recomendação é investir em um produto de excelente qualidade e com ajuste perfeito.

A segunda opção é o colete ou a mochila de hidratação. Apesar de ser um acessório visto com mais frequência em corridas de trilha, alguns corredores de asfalto passaram a utilizá-lo para treinos durante a pandemia, uma vez que o suporte das assessorias foi suspenso. 

A dica é escolher um acessório leve, com vários ajustes e compartimentos para alimentos, água e pequenos objetos. 

Conferir na Decathlon

Salve este conteúdo nos favoritos para consultá-lo sempre que tiver dúvidas ao comprar roupas para corrida! Acesse a categoria completa de artigos para corredoras na Decathlon, clicando no banner abaixo!

roupas-de-corrida-feminina

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top