skip to Main Content
Samsung Galaxy Watch Active 2.

Samsung Galaxy Watch Active 2 vale a pena?

Display: Super AMOLED e resolução 360 x 360 | Processador: Dual Core 1,15 GHz | Conexões: wi-fi, bluetooth e 4G | Memória interna: 4 GB | Bateria: duração de 24h a 60h | Peso: 30 g

Design

Duração da bateria

Display

Falta de aplicativos

Perda de funções no iOS

Tela sujeita a riscos

O Samsung Galaxy Watch Active 2 é o smartwatch da marca voltado para saúde e bem-estar. Permite desde o gerenciamento de metas diárias, medição de passos, horas de sono e frequência cardíaca (com oito sensores) até o controle do nível de estresse. É um gadget para conquistar quem quer ter um estilo vida mais ativo e ao mesmo tempo gosta de design e tecnologia. 

São dois tamanhos – 44 mm e 40 mm de diâmetro – e dois estilos: alumínio (com pulseira esportiva e casual) e aço inoxidável (com pulseira premium de couro). É possível personalizar, trocando as pulseiras e as “faces” do relógio no aplicativo Galaxy para smartphone. 

Na tela Super AMOLED, o touch é preciso para acessar o painel rotativo, que gira nos sentidos horário e anti-horário para selecionar facilmente os aplicativos. A interface é intuitiva e natural. 

O Active 2 se apresenta em dois modelos: bluetooth e LTE. A primeira versão é a mais barata e o uso da maioria dos recursos (atender chamadas, receber e responder notificações) depende de conexão com o smartphone. Nas edições LTE, o relógio apresenta autonomia, pois funciona a partir do 4G (planos pós-pagos são oferecidos, atualmente, pela Claro e Vivo).

Cores do Samsung Galaxy Watch Active 2.
Cores e personalização do Samsung Galaxy Watch Active 2. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Notificações e exercícios

O Samsung Galaxy Watch Active 2 rastreia manualmente 39 atividades físicas, das quais quatro (corrida, caminhada, ciclismo e natação) são ativadas automaticamente. Corredores conseguem monitorar pace, tempo, distância, frequência cardíaca e elevação.

A facilidade de uso é um ponto forte. Notificações dos aplicativos favoritos, como WhatsApp, Instagram, Facebook e e-mail (dentre outros, basta configurar) surgem na tela, podendo ser respondidas do próprio smartwatch. Para isso, é preciso ter o celular conectado ao relógio, ou a versão LTE. 

Falando sobre o WhatsApp, é possível responder às mensagens digitando em um teclado bastante compacto (com três ou mais caracteres por tecla) ou com opções já prontas, como “ok”, “obrigado” e “estou em reunião”.

O relógio passa a ser uma nova tela no dia a dia, além da tevê, do computador, e do celular – sendo que uma nunca substitui completamente a outra. No caso do smartwatch, não há a menor pretensão em substituir o smartphone, ele se coloca como um complemento para deixar o usuário conectado.

Bateria e aplicativos

A bateria dura um dia (no Apple Watch 5, a média é de 18 horas) para um usuário “pesado”: usar aplicativo de exercícios, deixar todas as notificações ligadas e ativar a tela com frequência. A boa notícia é que o carregamento é rápido, em até 1 hora. A resistência à água é de até 5 atm e com classificação IP68, suportando poeira e longos períodos de imersão.

O ponto mais fraco do Samsung Galaxy Watch Active 2, para quem está acostumado com Android, ou mesmo iOS, é a falta de aplicativos. O sistema operacional é da própria Samsung, e a sensação, para quem está acostumado a encontrar dezenas de alternativas, é que faltam opções.

Alguns aplicativos com integração são Strava, My FitnessPal, SmartCaddie, C25K, Swim.com, Under Armour, Endomondo e Spotify. 

Outra limitação é o WhatsApp. Você pode ler as mensagens e respondê-las com seu relógio, mas facilitaria muito se pudesse enviar mensagens de áudio. Não há essa opção por enquanto.

O modelo é compatível com iOS, o que significa que usuários de iPhone podem utilizá-lo, mas há perda de funções, como de pagamento por aproximação e GPS nativo.

Samsung Galaxy Watch Active 2 no pulso.
O Samsung Galaxy Watch Active 2 traz integração nativa com vários apps de exercícios.

Samsung Galaxy Watch Active 2: o veredito

A bateria do wearable da Samsung não decepciona e tem duração maior que os similares da Apple. Ponto forte para o design minimalista e contemporâneo, que deixa a concorrência em grande desvantagem. 

O Galaxy Active 2 é indicado para o usuário que busca um GPS para monitoramento de exercícios e que o utilize para acompanhar a saúde física e mental.

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top