Imagem de uma mão tirando de dentro de uma adega de vinho climatizada uma garrafa.

Adega de vinho climatizada: modelos e vantagens de ter uma!

0 Compartilhamentos
0
0
0

Ter uma adega de vinho climatizada em casa é uma verdadeira mão na roda para os apaixonados por essa bebida milenar. O eletrodoméstico ajuda não só a armazenar corretamente os rótulos adquiridos, mas também a preservar as propriedades do líquido.

Quer saber mais sobre? Siga com a leitura e confira neste texto vantagens e modelos desta super invenção que pode ser adquirida com facilidade na loja virtual da Amazon

Vale a pena comprar adega climatizada?

Quando falamos em adega, logo vem à mente a imagem de um espaço grande, subterrâneo, com baixa iluminação, frio e repleto de centenas de garrafas de vinho, não é mesmo?

Essa cena refere-se ao que chamamos de adega passiva, a qual não utiliza tecnologia para preservar a temperatura e as propriedades dos vinhos. No entanto, ainda que não dependa de eletricidade para funcionar, essa opção acaba exigindo um alto investimento financeiro na criação do ambiente. 

Ao passo que, quem deseja ter uma adega de vinho em casa, ou até mesmo bares e restaurantes com um fluxo regular de saída de garrafas, pode investir em uma adega elétrica, semelhante a uma pequena geladeira, por um bom custo-benefício.

Ela não só proporciona modernidade ao ambiente, como tem funcionamento prático — basta ligar na tomada! — e um design elegante, encaixando-se bem em diversos cômodos de casa, como a sala de jantar, a cozinha, a área de lazer ou até mesmo a sala — por que não?

Imagem de uma adega de vinho climatizada acoplada em um balcão de cozinha.
Uma adega climatizada pode se adequar a diversos ambientes de uma casa!

Além disso, é possível encontrar modelos com diferentes capacidades de armazenamento, começando por 8 e ultrapassando 30 garrafas. Uma vantagem que permite que ela seja perfeita às necessidades individuais de cada consumidor e ao espaço disponível no ambiente.

Benefícios da adega de vinho climatizada para a bebida

A utilização de uma adega de vinho climatizada para armazenar vinhos pode trazer vários benefícios para a qualidade e conservação das bebidas. Alguns deles são:

Consistência da temperatura

As adegas de vinho climatizadas são capazes de manter uma temperatura constante e consistente, o que é fundamental para a preservação da qualidade do vinho.

Controle de umidade

A opção permite um controle preciso da umidade relativa do ar, importante para evitar que as rolhas sequem, evitando a entrada de ar na garrafa e, consequentemente, interferências no vinho.

Menor vibração

As adegas de vinho climatizadas produzem menos vibração do que armazenar uma garrafa em uma geladeira comum, por exemplo. Assim, não surgem sedimentos do vinho (partículas visíveis resultantes de transformações químicas naturais, crescimento do vinho, maturação ou envelhecimento avançado; ou presentes em rótulos que não são filtrados no processo de vinificação), o que afetaria o sabor, os aromas e a textura da bebida.

Armazenamento duradouro

A capacidade das adegas de vinho climatizadas em manter uma temperatura constante e controlar a umidade relativa do ar torna-as ideais para o armazenamento de vinhos por longos períodos, permitindo a evolução e maturação adequada daquele rótulo que traz um tempo de guarda longevo.

Acomodação de rótulos distintos

Entre as vantagens de comprar adega climatizada, está o fato dela ser capaz de armazenar diferentes tipos de vinhos, desde tintos, brancos, rosés até espumantes e champanhes.

Proteção contra a luz

Você sabia que a luz pode afetar a qualidade do vinho, causando a oxidação e deterioração da bebida? Com uma adega climatizada, as garrafas estão protegidas da iluminação, pois são projetadas seguindo esse propósito. 

Imagem de cinco garrafas de vinho tinto dentro de uma adega climatizada.
Em uma adega climatizada, as garrafas ficam protegidas da luz.

6 modelos de adega de vinho climatizada

Agora que você já descobriu as vantagens de uma adega de vinho climatizada, chegou a hora de conhecer detalhes de alguns modelos que podem ser encontrados na loja virtual da Amazon e vão transformar a sua experiência como enófilo.

1. Adega Climatizada — Olimpia Splendid — 8 Garrafas

Para quem está começando a se aventurar no vasto mundo dos vinhos, uma adega de vinho pequena e climatizada com capacidade para 8 garrafas é o ideal. 

Este modelo da marca Olimpia Splendid é uma sugestão compacta, versátil e que pode ser facilmente acoplada em qualquer ambiente ou até mesmo ser alocada em superfícies.

Disponível em duas tensões diferentes (110 v e 240 v), ela tem painel de toque que pode ser utilizado para definir a temperatura que você deseja, desde que esteja entre 8 e 18 °C. 

Na parte interior fria, há uma luz de LED azul que colabora com a preservação e a integridade do vinho; prateleiras horizontais nas quais as garrafas podem ser dispostas; além de prateleira vertical para garrafas já abertas.

  • Peso:  9,5 kg
  • Dimensões: 25,5 x 51 x 46,5 cm
  • Sistema de refrigeração: termoelétrico 

2. Adega climatizada — Ivation — 12 garrafas

Feita de aço inoxidável, esta adega climatizada da Ivation possui capacidade para armazenar até 12 garrafas, que podem ser mantidas em temperatura de 5 a 17 °C!

No aparelho, há um ventilador embutido que mantém um clima consistente em todo o produto, sendo uma opção recomendada para armazenamento de vinhos a longo prazo.

A porta de vidro com duas telas ajuda a manter o interior isolado, mas também protege seus rótulos contra luz UV, que pode danificar os taninos e outros aspectos gerais do vinho.

É possível também acionar uma luz de LED de baixo consumo que ajuda a iluminar de forma suave a coleção, uma alternativa saudável à iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes fortes que acabam desbotando as etiquetas e afetando o sabor da bebida.

Os racks internos são removíveis, sendo possível reorganizar as prateleiras para acomodar tamanhos variados de garrafa.

  • Peso:  17 kg
  • Dimensões: ‎25.2 x 45.01 x 79.2 cm
  • Sistema de refrigeração: compressor

3. Adega Climatizada — Philco — 16 Garrafas

A Philco é mais uma marca que produz adegas de vinho climatizadas. Entre os modelos disponíveis, a PH16E tem capacidade para 16 rótulos e é nossa terceira recomendação para você! 

Com um painel touch e display digital, ajuste da temperatura entre 12 a 18 °C pode ser realizado sem a necessidade de abrir a porta. Além disso, a marca alega que o produto tem baixo nível de ruído e consumo de energia.

No entanto, o que mais chama a atenção, sem dúvidas, é o design e acabamentos sofisticados do modelo que traz iluminação interna em LED, sistema de travamento do painel eletrônico, porta com vidro duplo e acabamento espelhado e prateleiras cromadas deslizantes e reguláveis.

  • Peso:  13,80 kg
  • Dimensões: 50 x 43 x 48 cm 
  • Sistema de refrigeração: termoelétrico 

4. Adega Climatizada — Suggar — 18 garrafas

Nossa quarta dica de adega climatizada é o modelo Cannes da marca Suggar, que tem capacidade para 18 garrafas de vinho ou champanhe. 

Compacta, ela é moderna e traz um painel touch que permite o controle de temperatura com facilidade. Assim como os outros modelos apresentados até agora, a iluminação interna também é feita com lâmpadas de LED. 

Enquanto a porta é espelhada em vidro duplo temperado, sendo ainda mais resistente, e as prateleiras são cromadas e removíveis.

  • Peso:  16,0
  • Dimensões: 34,5 x 66,5 x 48,0 cm
  • Sistema de refrigeração: termoelétrico 

5. Adega Climatizada — Midea — 24 garrafas

Para quem deseja armazenar uma grande quantidade de garrafas, a adega da Midea com capacidade para 24 garrafas é a escolha ideal!

O modelo tem baixo nível de ruído e possui pequenos emissores de luz elaborados especialmente para não danificar as características do vinho.

Quanto ao design, tem um estilo sofisticado que combina com qualquer ambiente da casa. A porta traz um vidro transparente que ajuda a facilitar a visualização da parte interna. A iluminação também é em LED, porém na cor branca. E o acabamento é em inox. 

Por meio de um moderno painel touch é possível realizar o controle de temperatura e travar o painel.

  • Peso:  28 kg
  • Dimensões: 44 x 49 x 64,2 cm
  • Sistema de refrigeração: termoelétrico 

6. Adega Climatizada — Brastemp — 33 Garrafas

Por fim, uma adega climatizada produzida pela marca Brastemp, o modelo Dual Zone, que traz um grande potencial de armazenamento não só em quantidade, já que é capaz de abrigar até 33 garrafas de vinho, mas também em diversidade de tipos de vinhos. 

Por utilizar a tecnologia Dual Zone, você pode controlar a temperatura dos 2 compartimentos de forma separada utilizando um painel touch. Assim, é possível preservar a qualidade e sabor de cada vinho seguindo sua temperatura ideal, sejam eles tintos, brancos, rosés, champanhes ou espumantes. Basta optar por 5° a 18 °C!

A porta é composta por aço inox e vidro triplo com proteção UV, o que proporciona uma ampla visão interna dos produtos, que podem ser organizados em cinco prateleiras com acabamento em madeira. O puxador é metálico.

Outra funcionalidade que merece destaque é Elo Frost, que deixa as garrafas livres de gelo.

  • Peso: 46 kg
  • Dimensões: 55 x 49 x 84 cm
  • Sistema de refrigeração: termoelétrico 

Se você é um amante de vinho e quer garantir que seus rótulos sejam armazenados de forma ideal para apreciá-los da melhor maneira, deu para notar que uma adega de vinho climatizada pode ser a escolha certa para você.

Com todos os benefícios, como controle de temperatura e umidade, além de proteção contra luz e vibrações, suas garrafas estarão seguras e preservadas por muito mais tempo.

Gostou? Clique no banner abaixo e aproveite para conferir mais modelos para encontrar o que melhor atende às suas necessidades e preferências!

Logotipo Opiniões Certificadas

Atualizado em 2024-05-21 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *