skip to Main Content
Comedouro Para Cachorros

Comedouro elevado para cachorro: opções para investir

Que você se preocupa em encher os potinhos do seu pet com ração e água, isso eu tenho certeza que faz. No entanto, você já prestou atenção em relação ao modelo do comedouro que está utilizando para colocar os alimentos do seu amigo? Talvez não tenha. Saiba que, apesar de parecer banal, o lugar que você põe as comidas do animal impacta diretamente na saúde do cão. 

Pensando nessas questões, preparei esse post indicando as vantagens de apostar em um comedouro elevado para cachorro. Além disso, separei algumas opções com diferentes materiais e custo-benefício para você investir. Continue a leitura do texto e confira. 

O que são comedouros suspensos para pet?

Comedouro suspenso ou elevado, assim como o nome diz, é um potinho que, de alguma forma, não toca o chão, ou seja, ele é mais alto que os produtos convencionais. Disponível em diversos modelos, pode ser encontrado em plataformas de madeira, metal, cerâmica e plástico. Possível de ser ajustado, a altura pode variar de acordo com o tamanho do animal, dessa forma, os potes conseguem acompanhar o crescimento do cachorro — de filhote a adulto, por exemplo. 

Além do material, também é possível encontrar comedouros elevados com uma grande variedade de design, desde os simples até versões mais sofisticadas, que acabam se camuflando nas casas ou sendo peça de destaque no ambiente, por exemplo. 

Nos últimos anos, esse tipo de comedouro ganhou bastante destaque, despertando a curiosidade de muitos tutores sobre as vantagens de apostar no produto. Conheça os prós desses potes elevados e saiba por que você precisa abandonar os velhos tradicionais. 

Existem inúmeras vantagens ao trocar os potes tradicionais pelos comedouros elevados.

Vantagens dos comedouros elevados

Existem inúmeras vantagens dos comedouros elevados, em relação à postura do animal e até, inclusive, a respeito do processo digestivo do cachorro. A médica veterinária Tatiana Graebin citou alguns exemplos, confira. 

Preservar as articulações 

A médica veterinária explica que “grande parte dos cães e gatos, ao comer ou beber água, distribuem cerca de 60% do peso corporal para os membros da região do tórax e 40% para os membros da pélvis. Toda essa distribuição desigual acarreta uma postura inadequada e prejuízo para as articulações do animal”. 

Engana-se quem pensa que apenas os pets maiores sofrem com isso; ao contrário, os de menor porte também são obrigados a curvar a região do pescoço e da cabeça para se alimentar, sofrendo dos mesmos problemas já apresentados. 

Tatiana ressalta que “a situação piora quando pensamos em cachorros já idosos, que naturalmente apresentam um maior desgaste de articulações e músculos”. Essa postura incorreta, ocasionada pelos potes de ração muito baixos, impacta diretamente na saúde do animal

Dessa forma, “ter um comedouro rente ao chão faz com que o cachorro se force demais podendo, inclusive, apresentar graves doenças como hérnia de disco que diminuem o bem-estar do pet”, complementa Tatiana. Assim, as opções elevadas vêm para diminuir esse impacto e proporcionar uma postura mais indicada que cause o mínimo de dano à saúde do animal.

Com potes de ração muito baixos, o cachorro força demais as articulações, podendo ocasionar doenças como hérnias. 

Melhorar a digestão

A postura incorreta de um animal que come muito perto do chão pode, além de causar problemas nas articulações, desenvolver prejuízos no trato digestivo do pet. “Isso acontece porque, como ele fica de forma curvada, essa posição acaba gerando uma compressão do estômago e esôfago”, afirma a médica veterinária.

Tatiana ainda explica que, com isso, as chances de o cachorro se engasgar enquanto come ou vomitar logo após ingerir o alimento são bastante grandes. “Além disso, outros sinais comuns são dor no estômago, soluços, indigestões, náuseas, gases e, até mesmo, o desenvolvimento de um refluxo crônico”. 

Para evitar esses problemas, o estômago, o esôfago e a boca do pet precisam ficar alinhados. Veja a figura abaixo, preparada pelo Hugo Carvalho, da Folha de Pernambuco.

Postura correta que o pet precisa se alimentar para evitar problemas digestivos e de postura. Imagem: reprodução/Hugo Carvalho da Folha de Pernambuco.

Melhorar a higienização

Outro ponto importante que deixa o comedouro elevado bastante vantajoso é quanto a higienização e organização do ambiente — e todo tutor de pet sabe o quanto isso importa! 

“Com a opção elevada, o animal não consegue colocar a pata dentro do comedouro, evitando virar o alimento e espalhar pela casa toda”, explica a médica veterinária. Além disso, é possível impedir que o pet transforme a água em uma “piscina”, ou seja, que ele fique remando e jogando todo o líquido para fora do pote. 

Os comedouros elevados também são mais estáveis e evitam que insetos, como formigas e baratas, consigam entrar e levar rações embora, deixando o alimento mais limpo e ideal para ser ingerido. 

Comedouros elevados oferecem muitos pontos positivos, ideais para prolongar a vida e o bem-estar do seu pet.

Com tantos pontos positivos, ficou fácil trocar os potes convencionais, que são rentes ao chão, pelos elevados, não é mesmo? Pensando nisso, separei algumas boas opções de diferentes preços e materiais para você investir. Confira. 

Melhores comedouros elevados

Na hora de escolher qual melhor comedouro elevado para seu pet, várias questões devem ser levadas em consideração. O tamanho do animal e do produto têm que ser alinhados; o material do pote precisa ser de uma matéria-prima que não solte resíduos, além de, claro, ter uma alta durabilidade. 

Pensando nesses aspectos, confira uma lista de variados comedouros elevados e escolha aquele que mais se encaixa com o perfil do seu amigo de quatro patas.

Comedouro Duplo – Chalesco

Este é, com certeza, o comedouro mais clássico que pode ser encontrado. Todo feito de aço inox — o que é ótimo, já que essa é uma das matérias-primas que não soltam resíduos nos alimentos, o produto da Chalesco se torna uma boa opção em relação ao custo-benefício. 

Possível ser encontrado em quatro tamanhos (240ml, 480ml, 960ml e 1.900ml) é bastante prático e consegue se adequar bem aos mais diversos tipos de ambientes. O comedouro Duplo da Chalesco possui pés antiderrapantes e design moderno para trazer mais conforto e sofisticação para os animais. 

O único ponto negativo desse produto é que ele não é ajustável, ou seja, você não consegue regular a altura para conseguir de adequar ao tamanho do seu animal. Por isso, recomendo o comedouro Duplo para quem possui pets de pequeno porte.

Comedouro Duplo Chalesco para Cães, 480ml
  • Comedouro duplo - 480ml
  • Suporte para os comedouros
  • Pés anti-derrapante

Comedouro Ajustável – Chalesco

Para os tutores de grandes pets ou mesmo para os que necessitam ter mais controle da altura do comedouro, a opção Ajustável da Chalesco é a melhor escolha. Possível de ser regulada de 3cm a 39cm, esse produto é bastante versátil e pode servir para diversos tamanhos e portes de cachorros.

Feito inteiramente de aço inox — que já sabemos ser uma ótima matéria-prima —, os recipientes têm a capacidade de 2,8 litros cada um. Por ser de boa qualidade, o comedouro é bastante durável e fácil de limpar. 

Comedouro Ajustavel, 3 quantidades Chalesco para Cães
  • Base em Aço Pintado
  • Suporte Para os Comedouros Com Regulagem de Altura
  • Pés Anti-Derrapante

Comedouro Duplo Mini – Gastrobel

Outro produto também em aço inox, o comedouro da Gastrobel é bastante bonito, super durável, resiste a mordidas e é fácil de lavar e desinfetar. Por ser de boa qualidade, o pote não tem poros, o que dificulta a proliferação de bactérias, evitando contaminações. 

A linha Premium tem um design único e diferenciado, pensado no bem-estar do animal e na sua praticidade. O tamanho mini é indicado para cães de porte micro, ou seja, pets de até 3kg. As bases do comedouro da Gastrobel são protegidas com borracha, o que diminui o ruído e protege todos os tipos de pisos. 

Além disso, pensado em todos os detalhes, o produto conta com um fundo retangular em ferro, que ajuda a evitar tombos que derramam água e ração, por exemplo. Os potes de inox têm capacidade de até 350ml ou 150g.

Lembre-se de manter o produto abrigado do sol e chuva para uma maior durabilidade. 

Desconto
Comedouro Duplo Mini Metal-Inox: Verde Pig
  • Dois em Um, bebedouro e comedouro no mesmo produto
  • Mais alto, facilitando a alimentação e melhorando a saúde do animal
  • Pintura epoxi, produto mais resistente

Comedouro e Bebedouro em Madeira – Loja Decore Fácil Shop

Um ótimo produto para quem procura um comedouro durável são as opções com base de madeira, como a da Loja Decore Fácil Shop. Desenvolvido para deixar o animal com uma postura correta na hora da alimentação, esse objeto ajuda na digestão do pet. 

Produzido em madeira de lei tratada, que evita desgaste e prolonga a durabilidade do comedouro, esse produto conta com uma elevação ideal para cachorros de médio e grande porte.

O design é moderno e prático, para te auxiliar na hora da higienização. Os bowls são em inox com capacidade máxima de 420ml cada. Os potes podem ser removíveis para a lavagem de forma completa.

Uma das desvantagens desse produto é que ele não é regulável.

Comedouro Regulável Antiformiga – NF Pet

O comedouro Regulável Antiformiga da NF Pet é bastante ergonômico, possui vários níveis de regulagem e de altura e é mais higiênico que os de plástico. Pode ser utilizado para servir água e comida ao mesmo tempo, gerando mais conforto ao cachorro, que se alimenta na postura certa, evitando os diversos problemas já elencados. 

Além disso, uma grande vantagem é que esse produto possui em sua base um recipiente para adicionar água, evitando que a formiga ou outro inseto consiga chegar até a ração do seu amigo de quatro patas. 

Um dos pontos negativos do comedouro Regulável Antiformiga da NF Pet é o material do pote, que é produzido em alumínio, um dos que acabam deixando resíduos nos alimentos. 

O produto está disponível em quatro cores: lilás, azul, prata e vermelho; e possui cinco tamanhos: mini, filhote, P, M e G. 

Comedouro Regulável Antiformiga Filhote Lilás 500ml Nf Pet para Cães, Filhote, Lilás
  • Com regulagem de altura.
  • Possui sistema antiformiga
  • Suspenso, ergonômico.

Tigela de Cerâmica Elevada – VILLCASE

Esse comedouro é para aqueles pets bastante estilosos e cheios de pompa. Com design moderno e muito diferenciado, esse produto se torna uma peça de destaque em casa, chamando atenção. 

Uma das vantagens desse pote da VILLCASE é que ele é produzido em cerâmica, que além de possuir alta durabilidade, é um dos materiais que não soltam resíduos nos alimentos. Além disso, ele é suportado por uma cremalheira — de aço inox, que garante a estabilidade da tigela quando o animal está comendo.

Uma das desvantagens é que esse produto é uma tigela só, ou seja, para colocar a ração e a água, você precisaria comprar duas dessas, que poderia sair mais caro que o planejado. 

VILLCASE Tigela de Cerâmica Elevada para Gatos Inclinada Prato de Alimentação de Comida para Cães Comedouro de Comida para Gatos Bacia de Alimentação de Comida para Gatos Com Suporte para
  • A cerâmica possui alta durabilidade, não sendo fácil de se deformar.
  • É um comedouro de cerâmica para animais de estimação, feito de material premium para uma longa durabilidade.
  • Desenho de cremalheira, que garante a estabilidade da tigela quando o animal está levando a comida.

Com essas diversas opções de comedouros elevados, tenho certeza que algum vai se encaixar com o perfil do seu pet! Pode até pesar no bolso investir em um produto como esse, mas lembre-se de todos os benefícios que ele trará para o seu animal de estimação. No final das contas, você irá ver que vai valer a pena.

O comedouro está decidido e agora você está pensando no o que colocar nos potes? Não se preocupe, temos um conteúdo que irá te ajudar — e muito! Acesse o post de melhores rações úmidas para cachorros e descubra mais sobre o assunto. Até lá!

Atualizado em 2021-09-26 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Fernanda Fukushima

Sabe a famosa mãe de pet? Sou eu! Quando não estou totalmente focada em cuidar da Pepper, estou jogando The Sims, lendo algum YA e tomando um chá. Formada em Comunicação e Multimeios e mestranda em criação literária.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top