skip to Main Content
Mulher Utilizando Rolo De Liberação Miofascial Em Casa

Rolo de liberação miofascial: 9 opções para usar em casa

O rolo de liberação miofascial (ou rolo de massagem) é um acessório esportivo indispensável no kit de treino em casa. Seu uso é recomendado por treinadores e fisioterapeutas para alívio da tensão muscular, no preparo da musculatura para o exercício, para prevenir lesões, para aumentar a mobilidade articular, entre outros. 

Geralmente, o rolo é um material de trabalho dos profissionais em clínicas de reabilitação no atendimento aos pacientes, mas também pode ser utilizado por esportistas para a autoliberação miofascial em casa.

Como escolher rolo de liberação miofascial?

Os rolos variam em densidade da espuma e em tamanho. Para quem é iniciante no assunto e fará as primeiras autoliberações em casa, a recomendação é evitar materiais firmes demais. Isso porque rolos rígidos ativam o tecido mais profundamente, gerando dor. 

Outra dica é preferir rolos com superfície lisa para que a massagem seja suave. Os modelos texturizados são bem mais intensos e devem ser utilizados por quem já está mais habituado com a técnica.

Como fazer autoliberação miofascial?

O objetivo da liberação miofascial é aliviar tensões no tecido conjuntivo (ou fáscia), que envolve o sistema musculoesquelético. Algumas condições, como estresse, má postura e treinos intensos, podem prejudicar o funcionamento desse sistema, levando o corpo a perder a flexibilidade e a força muscular e a sentir dores localizadas.  

homem fazendo exercícios para a coluna com rolo de liberação miofascial
Autoliberação miofascial: alívio muscular e mobilidade. 

É aí que entra a autoliberação miofascial, que vai dar elasticidade à fáscia e espaço aos músculos e às articulações para permitir maior mobilidade. Essa massagem combina movimentos de pressão e vai e vem nos pontos mais doloridos do corpo, que podem ser:

  • Panturrilha
  • Banda iliotibial
  • Lombar
  • Piriforme
  • Posteriores
  • Adutores
  • Quadríceps
  • Costas

Veja como fazer:

Selecionamos nove rolos de liberação miofascial para que você possa escolher o modelo mais adequado às suas necessidades. Confira!

1. Rolo de liberação miofascial Acte Sports

A Acte Sports é uma empresa muito conhecida no mercado de acessórios esportivos e de reabilitação. O rolo de liberação miofascial da marca é fabricado em EVA e PVC. A textura da espuma faz uma massagem eficiente na área para proporcionar alívio muscular. 

Medidas:
Comprimento: 33 cm
Diâmetro: 14 cm

Acte T141 Rolo De Liberação Miofascial, Adulto Unissex, , Preto e Laranja
  • Material: EVA e PVC
  • Medidas: 33 x 14 x 14 cm (CxAxL)
  • Massageia o corpo aliviando as tensões

2. Rolo de liberação miofascial LiveUp Sports

O acessório é feito em espuma e utilizado para exercícios de equilíbrio e para liberação muscular. Também serve para alongamentos em aulas de yoga e pilates e ainda para apoiar coluna, joelho e pés. 

A limpeza é feita com pano úmido e sabão neutro. 

Medidas:
Comprimento: 45 cm
Diâmetro: 15 cm

Rolo de Espuma, 45X15Cm, Preto, Liveup Sports
  • Especificações: - rolo de pilates liveup é utilizado para exercícios de equilíbrio trabalhando os músculos do abdômen, região...
  • - utilizado para alongamentos em aulas de yoga e pilates
  • - serve também, para apoiar a coluna, joelho e pés

3. Rolo de liberação miofascial Vollo Sports

Fabricado em polipropileno expandido (EPP), o rolo de massagem da Vollo Sports tem quatro opções de tamanho e pode ser utilizado antes e depois da sessão de exercícios. 

Você pode usá-lo no aquecimento, durante o treino, especialmente nos exercícios de mobilidade, e após, para relaxar e alongar. 

O material é leve, firme e de boa qualidade, pois se mantém íntegro mesmo quando o peso do corpo é depositado sobre ele. 

São quatro opções de tamanhos:
30 cm x 15 cm
45 cm x 15 cm
60 cm x 15 cm
90 cm x 15 cm

Rolo de Massagem e Liberação Miofascial, Vollo Sports, Cinza, 30x15
  • o rolo de massagem e liberação miofascial vollo pode ser utilizado antes e depois das atividades físicas em geral, como uma técnica de...

4. Rolo de liberação miofascial 365 Sports

O produto tem a superfície rígida e com texturas, o que garante uma massagem profunda para aliviar tensões musculares. Leve, é fabricado em EVA e PVC, dois materiais comuns em rolos de liberação miofascial.

5. Bastão com rolo de liberação miofascial Muvin

O bastão da Muvin tem sete esferas massageadoras para aliviar dores e prevenir inflamações dos músculos. É feito em poliestireno e polipropileno, materiais que vão garantir a durabilidade do produto. A parte interna do bastão conta com um suporte de alumínio, que auxilia na rigidez do rolo, impedindo que não quebre e nem entorte.   

Os manetes do bastão têm pegada anatômica, para maior conforto e firmeza durante o manuseio, e facilitam muito a autoliberação.  

Medidas: 7 cm x 43 cm x 6 cm

Bastão com Rolo de Massagem e Liberação Miofascial - Preto/laranja - Muvin
  • Resistente à impactos
  • Pegadas anatômicas
  • Leve e portátil

6. Rolo de liberação miofascial Hidrolight

O rolo da Hidrolight tem textura geométrica para alcance mais profundo da musculatura. Funciona para alívio da dor e da tensão muscular, para fortalecimento abdominal, para estímulo da circulação sanguínea e para recuperação da fadiga após uma sessão de treino. 

Medidas:
Comprimento: 33 cm
Diâmetro: 14 cm

Rolo de Liberação Miofascial, Hidrolight
  • Acessório para treinos
  • Ajuda em exercícios de musculação
  • Ideal para treinar em casa

7. Rolo de liberação miofascial com textura Vollo Sports

Composto de EVA e PVC, este modelo da Vollo Sports tem texturas que ajudam a eliminar com mais eficácia os pequenos nós do tecido que envolve os músculos. Com a prática regular da liberação miofascial, a musculatura se tornará mais flexível, forte e resistente a lesões. 

Medidas:
Comprimento: 30 cm
Diâmetro: 14 cm

Vollo Sports Rolo de Liberacao Miofascial, Cinza
  • O rolo de massagem e liberação miofascial Vollo pode ser utilizado antes e depois das atividades físicas em geral, como uma técnica de...
  • Os exercícios específicos de rolamento no rolo de liberção miofascial Vollo tendem a eliminar os "pontos gatilho", que são como...
  • Torna os músculos mais facilmente treináveis, mais flexíveis, mais fortes e resistentes a lesões.

8. Rolo de massagem 3 em 1 Acte Sports

Combo com três produtos: rolo firme, rolo médio e bastão de massagem. Cada um possui texturas e relevos diferentes e pode ser utilizado para aliviar tensões musculares, estresse e também para exercícios de equilíbrio e mobilidade. 

São indicados para alongamentos, liberação miofascial, massagem e reabilitação muscular. 

Medidas:
Rolo firme: 46,5 cm x 15 cm 
Rolo médio: 46,5 cm x 10 cm
Bastão de massagem: 46,5 cm x 3,5 cm

Desconto
Rolo De Massagem 3 Em 1
  • Material: PP, Ferro, TPE, PVC e Espuma
  • Rolo Firme: 46,5 x 15 cm
  • Rolo Médio: 46,5 x 10 cm

9. Rolo de soltura vibratório LiveUp Sports

Este rolo de liberação miofascial é equipado com motor interno que emite vibrações de três intensidades. O produto é utilizado para aliviar tensões musculares e estresse, para reabilitação dos músculos e para alívio da inflamação nos tendões.

Atletas de alta performance também costumam usá-los para acelerar a recuperação muscular após treinos muito exaustivos.

O sistema de vibração é alimentado por um carregador, que acompanha o produto.  

Medidas:
Comprimento: 33 cm
Diâmetro: 14 cm

Rolo de Soltura Vibratório , Liveup Sports
  • Rolo de soltura vibratório é utilizado para tensões musculares e stress, massageando o corpo, aliviando as tensões, reabilitando...
  • o produto ajuda na flexibilidade, definição muscular e equilíbrio
  • os exercícios de equilíbrio trabalham os músculos do abdômen, região lombar, glúteos e quadris

Confira nossos conteúdos sobre esportes – corrida, trilha, ciclismo e pesca esportiva – e fique por dentro de todas as novidades em equipamentos e acessórios!

Atualizado em 2021-06-19 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

Carla Guedes

Carla Guedes

Jornalista, esportista e apaixonada por corrida. Gosta de gatinhos, política e aventuras em montanhas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top