No mundo da literatura, há espaço para acolher todos os gostos. Tem quem prefira as histórias curtas e os livros únicos e, também, quem não abra mão das grandes sagas. As séries de livros são ótimas pedidas para quem gosta de curtir grandes momentos ao lado dos mesmos personagens — mesmo que a dificuldade de se despedir depois fique ainda maior.
Neste post, reunimos nove dicas de séries de livros (quase todas já completas) para você colocar na wishlist!
1. Harry Potter
É impossível fazer uma lista de recomendações de séries sem colocar Harry Potter, então melhor colocá-la logo no início. A saga de J. K. Rowling não deve ser novidade para absolutamente ninguém, mas sempre vale frisar a recomendação.
Essa que vos fala teve a sorte de viver a segunda parte da infância e a adolescência junto com Harry Potter e seus amigos exatamente enquanto eles cresciam, mas já reli toda a saga duas vezes depois disso e ela continua mágica e incrível.
Ler depois de adulta me fez prestar atenção em pontos que não eram tão relevantes da primeira vez, e sinto que a cada vez a história amadurece mais no meu coração, então seguirei recomendando infinitamente.
Ao longo dos sete livros, acompanhamos a jornada de Harry Potter, o menino que vivia na casa dos tios desde bebê por conta da morte de seus pais — sem desconfiar de que era não só um bruxo, mas também a única pessoa que sobreviveu a uma tentativa de assassinato de Voldemort, o pior bruxo de todos os tempos que, após não conseguir matar Harry, desapareceu.
No primeiro livro, Harry tem 11 anos e não só encara todas essas descobertas como começa a sua jornada de estudos em Hogwarts, a incrível escola de magia e bruxaria da Inglaterra. Enquanto o primeiro livro é bastante infanto juvenil, os outros vão crescendo junto com Harry e seus leitores e se tornando cada vez mais densos, instigantes e profundos.
É possível comprar cada um dos livros separadamente ou todos juntos em um box.
2. Percy Jackson e os Olimpianos
Se em Harry Potter acompanhamos um menino e seus amigos no mundo da magia, Percy Jackson é a nossa possibilidade de viajar pela mitologia grega. A série escrita por Rick Riordan nos apresenta o protagonista que dá título à série, um menino de 12 anos com problemas na escola que, em um passeio ao museu é atacado por uma criatura mitológica que estava disfarçada como uma de suas professoras.
A partir daí ele começa a descobrir uma outra face de sua vida: Percy é um semideus e precisará aprender a lidar com todos os bônus e ônus dessa novidade. Enquanto vive aventuras ao lado dos amigos Grover e Annabeth ele precisará entender seu próprio crescimento e amadurecimento e matar uma boa quantidade de monstros.
É possível comprar cada um dos livros separadamente ou todos juntos em um box.
3. A passa-espelhos
Na série de fantasia escrita pela francesa Christelle Dabos, acompanhamos a saga da jovem Ophélie, que precisa deixar o seu tão amado reino de Anima porque foi prometida em casamento para Thorn, um homem mal-humorado do reino de Polo.
Enquanto Anima é um lugar agradável, onde Ophélie vive rodeada de sua família e trabalha com o que ama, em Polo é sempre inverno e ela estará no meio de uma encrenca política tão grande que vai demorar a entender. Enquanto tenta desvendar a realidade e o passado com a ajuda de suas habilidades de atravessar espelhos e ler o passado de objetos, a personagem terá que encarar o próprio amadurecimento e a ausência de tudo o que sempre amou.
A série de quatro livros fez o maior sucesso em seu país de origem e rendeu à autora o prestigioso prêmio literário francês Grand Prix L’Imaginaire. No Brasil a série foi publicada pela editora Morro Branco e os livros são vendidos separadamente.
4. A Seleção
A Seleção é uma série distópica escrita por Kiera Cass que se passa em uma sociedade dividida em castas. Para subir à casta da nobreza, as jovens têm uma chance de ouro que só acontece uma vez por geração: se casar com o príncipe — mas não sem antes vivenciar uma espécie de reality show.
Garotas do país inteiro se inscrevem e 35 delas são selecionadas para passar uma temporada morando no castelo, sendo televisionadas e passando por provas enquanto tentam ganhar o coração do príncipe.
A protagonista da série é America Singer, que só se inscreveu na competição por insistência da mãe, na certeza de que jamais seria uma das escolhidas — e foi. Para ela, no entanto, ao contrário das outras, participar da seleção é um pesadelo e ela só quer sair dali o mais rápido possível para reencontrar seu namorado, Aspen. Ao se ver no meio das intrigas políticas do reino, no entanto, ela sente que não existe possibilidade de voltar atrás: precisa lutar para melhorar as coisas.
A série é composta por cinco livros que são vendidos tanto separadamente quanto em formato de box.
5. Desventuras em série
Se você gosta de ler livros felizes, é melhor desistir da ideia dessa série que, segundo o próprio autor, é extremamente desagradável. Logo no começo do primeiro livro, acompanhamos o trio de irmãos Violet, Klaus e Sunny descobrir que se tornaram órfãos — e a vida deles então muda do dia para a noite.
Relegados aos cuidados do Conde Olaf, o péssimo tutor que fará de tudo para tomar seu dinheiro, eles passarão por inúmeros lares e desventuras para conseguir se livrar do vilão mais nojento e bocó de todos os tempos, que é capaz das mais absurdas estratégias para infernizar a vida dos três.
Ao contrário do que parece, no entanto, os livros são extremamente divertidos e instigantes pois Lemony Snicket (pseudônimo do escritor Daniel Handler) é capaz de narrar uma história como ninguém, mesmo enquanto, por vezes a fio, faz de tudo para te convencer a parar de ler tamanha tragédia.
A série é composta por 13 livros que podem ser adquiridos separadamente ou em formato de box.
6. Os Bridgertons
Nada como uma boa série de romance de época para se distrair da realidade, não é mesmo? E os Bridgertons são a companhia perfeita para isso. A história escrita por Julia Quinn ganhou muita atenção no final de 2020 quando foi lançada na Netflix a primeira temporada da série baseada nos livros, mas já fazia bastante sucesso antes disso entre os leitores do gênero.
Ao longo dos nove livros, acompanhamos o desenvolvimento dos relacionamentos amorosos dos oito irmãos Bridgerton. Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth (que, sim, foram nomeados de acordo com a ordem alfabética) irão viver suas próprias histórias e enroscos mas, inevitavelmente, acabar casados no final do livro — porque, afinal, o prometido são grandes histórias de amor e é isso que vamos encontrar nas páginas.
Se as contas não batem, inclusive, é porque o nono livro existe apenas para trazer um pouco do que aconteceu depois do “felizes para sempre” de cada um deles. Não é maravilhoso? Os livros podem ser encontrados separadamente e, também, em um box que acompanha um livro extra com crônicas e um caderno de anotações.
7. Tetralogia napolitana
Considerada “o Harry Potter da mulher adulta”, a tetralogia napolitana foi a série que alavancou a escritora Elena Ferrante ao sucesso no Brasil. Os quatro livros acompanham a história e o amadurecimento de Lenu e Lila, que se conheceram na infância e construíram uma relação cheia de altos e baixos ao longo de toda a vida.
No começo de “A amiga genial”, o primeiro volume, acompanhamos uma ligação telefônica do filho de Lila para Lenu, dizendo que sua mãe desapareceu sem deixar qualquer vestígio — inclusive se apagando de fotografias. Lenu disse que esse sempre foi o plano dela, e que vai fazer de tudo para impedir que se concretize: ela não tem o direito de desaparecer, e por isso Lenu decide contar sua história.
A história tem como centro a cidade de Nápoles na segunda metade do século 20 e todas as tramas políticas que se desenrolam enquanto os anos passam e ganhou ainda mais status após o lançamento da série, na plataforma de streaming da HBO.
8. Outlander
Essa é para quem gosta de romance, história e viagem no tempo! A série de livros da escritora Diana Gabaldon é uma febre, assim como sua adaptação televisiva. O primeiro volume da série foi publicado em 1991 e a autora está, atualmente, trabalhando no nono — sendo que o planejado são dez.
Na história, acompanhamos a enfermeira Claire Randall que, vivendo na Inglaterra do século 20, viaja sem querer para a Escócia do século 18. Casada na sua vida “real”, ela vai se apaixonar e começar a viver uma intensa história com o guerreiro Jamie Fraser.
Ao longo do desenvolvimento da série, as duas linhas do tempo vão ficando cada vez mais interligadas, assim como as repercussões dos atos e escolhas da protagonista.
9. O tempo e o vento
E quem disse que escritores brasileiros não escrevem séries também? “O tempo e o vento” foi um dos grandes presentes literários que Érico Veríssimo nos deixou e que conta uma grande parte da história do Rio Grande do Sul por meio da saga das famílias Terra e Cambará.
Para quem adora aprender história de forma romanceada e com boas jornadas de personagem no meio do caminho, essa é a pedida. A literatura poética de Veríssimo abrilhanta cada uma das (muitas) páginas e faz com que o leitor se transporte em tempo e espaço.
Agora que você já anotou todas essas indicações, navegue pelas nossas outras Opiniões Certificadas sobre literatura para aumentar sua estante! É só clicar no banner abaixo.
Atualizado em 2024-12-11 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API