skip to Main Content
Nintendo Switch Em Exibição Com Personagens Dos Jogos Do Mario Ao Redor.

Jogos do Mario para Nintendo Switch: quais comprar?

Os fãs da franquia do encanador bigodudo mais querido de todos os tempos certamente vibram cada vez que a lista de jogos do Mario para Nintendo Switch cresce — e, ainda bem, ela tem se expandido de forma consistente desde o lançamento do console.

O game, lançado pela primeira vez em 1985, como um plataforma, passou por inúmeras mudanças desde o seu surgimento, como melhorias de gráficos, personagens redesenhados, novas jogabilidades e versões exclusivas para o Luigi, para o Yoshi e para a Princesa Peach.

Conforme se desenvolvia, Mario e seus amigos se tornaram grandes símbolos para os apaixonados por videogames. Hoje em dia, compõem decorações, estampas em camisetas e possuem participação especial em outros jogos, como o famoso Smash Bros.

Com o lançamento do Nintendo Switch, em 2017, a empresa não perdeu tempo e logo disponibilizou versões do Mario para o console. Separamos cada uma delas para que você decida qual comprar primeiro e se divertir como nunca ao dar o play. Continue a leitura e confira!

1. Mario Kart 8 Deluxe

A primeira versão do Mario Kart foi lançada em 1982 e, conforme os anos passaram, o jogo foi conquistando mais fãs e passando por melhorias a cada versão, a fim de que se tornasse mais divertido e agradável aos olhos.

A edição disponível para o Switch, Mario Kart 8 Deluxe, retoma a versão anterior (Mario Kart 8 para Nintendo Wii U) e otimiza inúmeros pontos, adicionando conteúdos novos, melhorando gráficos e relançando um jogo antigo como se fosse novo.

Pessoa jogando Mario Kart em um Nintendo Switch preto.
Corrida, diversão e gráficos incríveis encantam os jogadores no Mario Kart para Switch. Imagem: Reprodução | Shutterstock

A beleza do jogo se torna evidente já na tela de entrada. No Nintendo Switch, o game roda a 720px, porém, para uma resolução ainda melhor, é possível dar o play a 1080px na televisão.

Todo o conteúdo disponível no Mario Kart 8 está, também, no Deluxe. São 16 pistas incríveis desbloqueadas em diferentes níveis de dificuldade, além dos personagens clássicos da franquia. Ademais, o game ainda conta com a adição de King Boo, Dry Bones, Bowser Jr., Villager, Isabelle e os Inkling Boy e Girl.

A velocidade de carregamento do jogo também foi otimizada, visto que acontece de forma bem mais rápida na nova versão. 

Nas corridas, os competidores agora podem armazenar dois poderes ao mesmo tempo, visto que há mais de um slot disponível. Esse detalhe torna tudo muito mais eletrizante, pois, em partidas com o número máximo de jogadores, pode significar 24 itens rolando na tela e atingindo os oponentes.

Por fim, é importante destacar que o modo de batalha foi completamente reformulado, o que, para os fãs que gostam de jogar online e com amigos, é o ponto forte do jogo.

O game conta com cinco arenas novas e três antigas, somando oito, com cinco possíveis jogabilidades, que vão desde o modo de batalha clássico até polícia e ladrão. Com a possibilidade de jogar online, você pode dar o play com amigos de qualquer lugar do mundo e se divertir em grupo.

É possível reunir até oito colegas no modo offline e até doze jogando via internet. Para apaixonados por jogos de corrida com gráficos divertidos e jogabilidades no estilo versus, Mario Kart 8 Deluxe é uma ótima opção e vai, com certeza, tirar boas risadas.

Mario Kart 8 Deluxe - Nintendo Switch - Standard Edition
  • Hit the road with the definitive version of Mario Kart 8 and play anytime, anywhere! Race your friends or battle them in a revised battle...
  • Play locally in up to 4-player multiplayer in 1080p while playing in TV Mode. Every track from the Wii U version, including DLC, makes a...
  • Plus, the Inklings appear as all-new guest characters, along with returning favorites, such as King Boo, Dry Bones, and Bowser Jr.

2. Super Mario Party

Depois de muitas críticas nas últimas edições do jogo, a Nintendo lançou em 2018 Super Mario Party para Switch, trazendo de volta elementos antigos e inovando em certas jogabilidades. Com a dose certa de nostalgia e de novidade, Mario Party volta a ser o queridinho de uma noite de jogos!

O jogo começa retomando uma cena antiga, em que as personagens de Mario discutem para definir quem é realmente a estrela do jogo. O game continua no modo clássico, em que um competidor joga o dado e anda um número de casas, a fim de conseguir poderes — que dão vantagens — e moedas.

Mario Party iniciando em um Nintendo Switch. Ao redor, quatro controles coloridos.
Para quem gosta de jogar com os amigos, Mario Party é uma verdadeira festa! Imagem: Reprodução | Shutterstock

Conforme as partidas acontecem, os minigames iniciam e continuam encantando. Em Super Mario Party, os desenvolvedores conseguiram explorar a facilidade de movimentação do controle do Switch e entregaram fases divertidas e que exploram diferentes maneiras de usar o joystick.

O jogo conta com um vasto número de personagens à disposição, que devem ser escolhidos com atenção, pois possuem vantagens especiais. O número de casas nos tabuleiros, por sua vez, é reduzido, o que torna as partidas ainda mais surpreendentes. É comum, por exemplo, reviravoltas nas últimas rodadas.

Por fim, o game ainda conta com outras disponibilidades, como a versão de Just Dance do Mario (chamado de Sound Stage); o modo coop River Survival, em que os competidores devem se ajudar para chegar ao final do rio antes do tempo acabar; o Toad’s Rec Room, com minigames para serem jogados com dois Nintendo Switch conectados e o Partner Party, no qual os players jogam em dupla e podem escolher quais caminhos seguir.

Super Mario Party é, sem dúvidas, uma das experiências mais divertidas para quem gosta de jogar com amigos no estilo duelo. Além disso, é uma forma de modernizar os jogos de tabuleiro, garantindo a imersão necessária para que todos fiquem contentes.

Super Mario Party - Nintendo Switch
  • Diversas novas maneiras de jogar, graças ao auxílio dos joy-cons e seus sensores de movimento.
  • Participe de partidas de até 4 jogadores
  • Teste sua sorte escolhendo blocos de personagens únicos e divirta-se contra jogadores do mundo todo

3. Super Mario Bros U Deluxe

Ao contrário dos outros dois jogos citados, Super Mario Bros U Deluxe não é um grande exemplo de inovação. A narrativa da história continua a mesma: a Princesa Peach é sequestrada e Mario e sua turma partem para salvá-la das mãos de Bowser.

Print de uma das fases do Super Mario Bros U Deluxe.
A versão de Mario Bros para Switch não é tão inovadora, mas agrada os fãs fiéis de plataforma. Imagem: Reprodução | Fox Byte

Os mundos são minimalistas e as fases seguem o ritmo dos clássicos Mario Bros. O nível de dificuldade varia conforme a evolução no game acontece, como já era comum anteriormente.

As inovações surgem na gama de personagens disponíveis, visto que, além de Mario e de Luigi, o jogador pode dar o play com Toadette e os Toads. O famoso Yoshi aparece ao lado de suas versões bebês, com cores diferentes e habilidades especiais.

Os itens também são uma novidade, cedendo poderes para as partidas. Eles podem ser encontrados no meio das fases ou comprados com as moedas coletadas e habilitados antes de dar o play.

No geral, Super Mario Bros U Deluxe é divertido e vai satisfazer os fãs da jogabilidade clássica com maestria. No entanto, para aqueles que procuram games com a personagem inovadores, a dica é optar por outros títulos da lista.

Super Mario Bros. U Deluxe (Nintendo Switch)
  • Compatível apenas com Nintendo Switch

4. Super Mario Odyssey

Talvez você pense que não há muito o que esperar de um jogo chamado Super Mario Odyssey além de uma odisseia de aventuras. Se foi esse o caso, preciso avisar que está errado. O game, lançado em 2017, é uma das grandes obras-primas para Nintendo Switch e vai além de uma jornada.

No que diz respeito à narrativa, o início é o de sempre: Peach foi raptada por Bowser, Mario decide ajudar e a aventura começa. É nesse momento que somos apresentados a uma nova personagem: Cappy, que precisa, também, derrotar Bowser, visto que ele levou a tiara de Peach — e o item de cabelo é sua irmã!

A partir desse momento, Cappy se torna seu grande parceiro de aventuras e a chave para realização de superpoderes. Ao lançar o chapéu de Mario, é possível se transformar em várias personagens, como um Tiranossauro Rex e os vilões do jogo clássico.

O jogo se mostra, portanto, mais livre e dinâmico, trazendo a inovação que os fãs da franquia buscavam. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores se superaram com maestria: os gráficos são lindos e encantadores, com jogos de sombra e cores extremamente bem trabalhadas. Confira o trailer e note por si mesmo:

A trilha sonora é outro ponto certeiro do jogo, capaz de envolver o jogador e imergi-lo em cada um dos mundos disponíveis em Super Mario Odyssey.

O objetivo do jogo é, basicamente, capturar power moons para usar como combustível e chegar até Bowser e a Princesa Peach. São muitas, mas o jogo não se torna repetitivo visto que cada fase te envolve e te deixa querendo mais.

O jogo sabe dosar com excelência a inovação e a nostalgia, para que ele não rompa com o esperado de um Mario e para que garanta uma satisfação com o que surge de novo. É, sem dúvidas, um ótimo game para adquirir e jogar no Switch!

Desconto
Nintendo Super Mario Odyssey - Nintendo Switch
  • Desta vez, Mario está acompanhado de um chapéu mágico extremamente versátil, que é capaz de atacar inimigos, assumir o controle de...
  • Corra atrás das estrelas espalhadas pelo mapa e colete moedas especiais de cada região para comprar trajes únicos, que permitem acesso à...
  • Divirta-se no modo cooperativo que oferece suporte para até 2 jogadores simultaneamente, e explorem juntos um mapa aberto com uma...

5. Super Mario 3D All Stars

Para quem quer imergir em nostalgia, o Super Mario 3D All Stars é uma boa opção de compra, visto que reúne três jogos antigos na edição comemorativa de 35 anos da franquia: Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.

Cada um deles inovou em sua época de lançamento — respectivamente, 1996, 2002 e 2007 — e foram reunidos e remasterizados para que fiquem agradáveis no Switch. Juntos, garantem diversão estendida, já que são três títulos longos, porém não são inovadores, afinal, já foram lançados antes.

Para os fãs, é uma oportunidade — limitada, inclusive — para ter três dos grandes jogos do Mario no Switch. No entanto, para aqueles que buscam novidades, não é a melhor escolha da lista.

Super Mario 3D All-Stars - Nintendo Switch
  • Super Mario 3D All-Stars
  • Nintendo Switch

6. Super Mario Maker 2

Quem busca um mergulho imersivo em Mario, com direito ao melhor que o jogo apresenta, vai se divertir em Super Mario Maker 2, que conseguiu encaixar o modo história ao construtor de fases.

Pessoa segurando caixa do Super Mario Maker 2.
Em Super Mario Maker 2, os desenvolvedores entregam o melhor da plataforma para o player.

Na narrativa, o castelo da princesa Peach é destruído e Mario deve coletar moedas para reconstruí-lo — uma ideia extremamente inteligente para apresentar, ao jogador, as inúmeras ferramentas disponíveis no construtor de fases.

O melhor é que os níveis previamente selecionados foram desenvolvidos, também, por players e escolhidos pela equipe da Nintendo. Dessa forma, funciona como um tutorial e uma instigação à habilidade criativa.

Entre as ferramentas para construir as fases, estão disponíveis power-ups, inimigos, blocos, estilos visuais, efeitos passivos e muito mais. Além da possibilidade de utilizar tudo isso na sua própria criação, é possível jogar os níveis de outros jogadores, evidentemente.

Cada player possui um limite de 32 fases a serem desenvolvidas. A maioria das ferramentas já vem desbloqueada, porém algumas funções exigem que você jogue o modo história para ficarem disponíveis.

Dessa forma, Super Mario Maker 2 consegue, com excelência, prender o jogador no game e ir além de um simples construtor de fases. Foge dos clichês, diverte e ainda permite dar o play em fases inusitadas e desafiadoras.

Para amantes de Mario e para de construtores de fases, o jogo é uma ótima opção para aquisição.

Super Mario Maker 2 - Nintendo Switch
  • Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma e editor de mapas desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e...

7. Paper Mario: The Origami King

O último da nossa lista é Paper Mario: The Origami King, um jogo mais simples e com nível de dificuldade não elevado, que, ainda assim, mostra-se divertido, carismático e repleto de humor.

Na história, Olly, o vilão, proclamou-se rei e transformou todos os habitantes do reino da Princesa Peach em origamis, incluindo ela, além de levar seu castelo para o alto de uma colina. Logo, cabe a Mario ir atrás dele e desfazer a bagunça.

Print de uma das fases do Paper Mario: The Origami Kingdom
Paper Mario é um jogo leve e divertido, para passar tempo. Imagem: Reprodução | Loja Nintendo

O jogo mistura puzzles, RPG e aventura enquanto acompanhamos Mario em sua jornada até Olly. Durante as fases, é preciso salvar Toads que foram transformados em origamis e escondidos em diferentes lugares do cenário.

Além disso, buracos precisam ser fechados e estruturas do jogo completas, a fim de devolver forma ao reino de Peach. Para realizar as tarefas, Mario conta com habilidade especiais, como um martelo e braços que esticam em determinados momentos.

Conforme cumpre as ações, itens colecionáveis, lojas extras e ajudantes de combate passam a compor o game. Muitas vezes, os combates saem do “corpo a corpo” e tornam-se puzzles divertidos e inteligentes.

No quesito dificuldade, Paper Mario: The Origami Kingdom não é a opção mais forte da lista. No entanto, o jogo consegue divertir por excelência e deixar o player grudado ao controle do Switch por algumas horas.

Entre tantas possibilidades, os jogos do Mario para Nintendo Switch são opções que garantem a diversão sozinho ou em grupo com maestria e com aquele gostinho de infância que só quem cresceu imerso na franquia entende.

Para aqueles que querem conhecer mais jogos para o console, uma dica é se aventurar na categoria da Amazon. Com títulos que vão muito além de Mario, é possível encontrar o que mais te agrada com facilidade. Clique no botão abaixo e confira!

Imagem de capa: Reprodução | Shutterstock

Atualizado em 2021-11-22 / Links afiliados (Affiliate links) / Imagens de Amazon Product Advertising API

victor matheus

pesquisador de literatura com ênfase em arte moderna e contemporânea. usa da língua e da linguagem para entender os seus desdobramentos na sociedade. sonha em ser amigo do adorno, mas nasceu tarde demais.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top